Museu Casa de Portinari inaugura exposição na Antiga Estação Ferroviária de Brodowski

No dia de seu aniversário (22/8), a cidade recebe mostra gratuita que conta a história de seu surgimento e formação por meio da chegada da estrada de ferro

A história da formação de Brodowski a partir da chegada da estrada de ferro é o tema da exposição que será lançada no dia do aniversário de 104 anos da cidade, 22 de agosto (terça-feira), às 10h30, durante a 42ª Semana de Portinari. Em cartaz na Antiga Estação Ferroviária, a mostra é uma produção do Museu Casa de Portinari – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social de Cultura ACAM Portinari –, realizada por meio do Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Sabesp.

 A exposição “Estação Brodowski: Patrimônio Histórico” tem início no movimento bandeirante para o interior e a criação de fazendas e povoados através do fluxo migrante. A cafeicultura começa a ganhar destaque a partir de 1870 e com isso a necessidade de escoamento da produção traz os investimentos da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro para a região, que impacta o desenvolvimento econômico e social local.

Em paralelo a essa história, é abordada a imigração italiana para o trabalho rural e a instalação da família Portinari em uma fazenda de café – onde Candido Portinari nasceu – e, posteriormente, a abertura de uma pequena marcenaria em que o patriarca fabricava cadeiras.  Durante a visita o público ainda pode conhecer o momento histórico e tecnológico que precedeu e acompanhou esses eventos, além de detalhes sobre máquinas a vapor e construções de ferrovias.

 A composição de desenhos e pinturas com a temática também é explorada, mostrando como o assunto foi destacado por vários artistas ao longo do tempo e que ainda se mantém no imaginário popular pelo ferreomodelismo, hobby que reproduz em escala reduzida modelos de trens e sistemas ferroviários.

A mostra pode ser vista de terça-feira a domingo, das 9h00 às 17h00, na Antiga Estação Ferroviária, localizada à avenida. Dr. Rebouças, nº 364, centro. A entrada é gratuita. Outras informações pelo (16) 3664-6644.

 

Serviço:

Abertura da Exposição Temporária – A Estação Brodowski: Patrimônio Histórico

Data: 22/8/2017 (terça-feira)

Horário: às 10h30

Visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h

Local: Antiga Estação Ferroviária (Av. Dr. Rebouças, nº 364 – Centro, Brodowski/SP)

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

Carregar mais Acontece no Interior

Deixe uma resposta

Veja também

Feira de Vinil reúne apaixonados por discos no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto

7ª edição da Feira acontece neste sábado com mais de 12 mil produtos focados neste mercado…