Dicas de harmonização de vinhos com pratos tradicionais do inverno

568

Sugestões dada pelo Sommelier do Empório Santa Therezinha incluem fondue, tábuas de frios e caldos

A chegada do inverno é um bom termômetro para o consumo de vinhos no País. Ano após ano, a estação não apenas contribui para inflar positivamente as estatísticas de venda, mas também revela mudanças no paladar brasileiro. “Nos últimos anos, houve um aumento significativo de consumo de vinhos portugueses”, aponta o sommelier Amauri Sulsbach, responsável pelas unidades do Empório Santa Therezinha em Campinas, Piracicaba e Ribeirão Preto. Versátil, o vinho permite infinitas harmonizações e se torna companhia perfeita para caldos, fondues e outras comidinhas nos dias e noites frias.

 

No Empório Santa Therezinha, a volta ao mundo em várias nacionalidades de vinhos permite muitas combinações. Para a fondue de queijo tradicional, que tem o kirsch (licor de cereja) entre os ingredientes, Sulsbach recomenda vinhos brancos, principalmente aqueles produzidos com uvas riesling, gewürztraminer e viognier. “Esses vinhos têm uma acidez mais pronunciada e acabam harmonizando melhor com a fondue”, afirma.

 

Para os caldos, bastante apreciados na estação fria, o sommelier observa: “O que define a harmonização para caldo é o ingrediente principal.” Para um caldo verde com calabresa, por exemplo, Sulsbach indica um vinho tinto mais leve, como os produzidos com uvas pinot noir.

 

O clima do inverno também é propício a reunir os amigos em torno de uma mesa bem servida. Se a proposta é levar para casa uma tábua de frios, queijos e outras delícias, o Santa Therezinha destaca entre as opções o jamón serrano, um dos produtos mais vendidos do empório, salames hamburguês e imperial, chourizo serrano, linguiça catalan, prosciutto di Parma, queijo manchego, pancetta di Piacenza e culatello di Zibello. Para harmonizar com estes petiscos, ele sugere um vinho branco Romanera.

 

RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO

A relação custo/benefício mantém os vinhos chilenos entre os mais consumidos no País. Porém, de uns tempos para cá, os produtos portugueses vêm conquistando o paladar brasileiro e hoje assumem o segundo maior volume de vendas no mercado nacional. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Comércio Exterior e Serviços, o vinho português também superou as importações argentinas, que ficaram em terceiro lugar no mercado brasileiro em 2018.

 

Amauri Sulsbach observa que o consumidor brasileiro se identifica cada vez mais com o vinho português. Especialmente para a fondue de queijo, que todos os anos retorna às mesas no inverno, o sommelier recomenda a harmonização com vinhos alentejanos.

 

ENDEREÇOS

  • Empório Santa Therezinha – Shopping Parque D. Pedro

Av. Guilherme Campos, 500, Loja RX005, Parque das Flores – Campinas (SP)

  • Empório Santa Therezinha – Shopping Piracicaba

Av. Limeira, 722, Loja 112/117, Bairro Areião – Piracicaba (SP)

  • Empório Santa Therezinha – Shopping Iguatemi

Av. Luís Eduardo Toledo Prado, 900, Loja 2004, Vila do Golf – Ribeirão Preto (SP)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here