Últimos dias para inscrição no prêmio FCW de Arte – ensaios fotográfico

Ensaios fotográficos podem ser submetidos até o próximo dia 31 de maio

Os profissionais interessados em participar de uma das maiores premiações brasileiras na área da fotografia – o Prêmio FCW de Arte – têm até o próximo dia 31 de maio (quarta-feira) para realizar as suas inscrições. Até esta quinta-feira (18/5), 303 ensaios fotográficos já tinham sido submetidos à Fundação Conrado Wessel, organizadora do evento.

Os ensaios fotográficos (publicados ou inéditos) precisam ter como tema “Brasil – Desafios em Movimento” e ser compostos por no mínimo 10 imagens, com abordagens de conteúdo etnográfico, de paisagismo ecológico ou socioambiental. Devem, ainda, ter sido feitos no Brasil, comprovadamente no período entre 1.º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2016.

Até o momento, os ensaios inscritos são originários de 21 Estados brasileiros, além do Distrito Federal (com 17 trabalhos inscritos). Integram a lista: Alagoas (01), Amazonas (07), Bahia (20), Ceará (06), Espírito Santo (03), Goiás (04), Maranhão (03), Minas Gerais (29), Mato Grosso (02), Mato Grosso do Sul (01), Pará (09), Paraíba (3), Paraná (11), Pernambuco (09), Piauí (02), Rio de Janeiro (40), Rio Grande do Norte (04), Rio Grande do Sul (14), Roraima (01), Santa Catarina (10), São Paulo (105) e Tocantins (02).

Uma comissão julgadora, constituída por alguns dos maiores especialistas em fotografia no Brasil, selecionará os 15 melhores trabalhos, que integrarão um livro comemorativo da premiação. Desses finalistas, serão escolhidos os três vencedores, que receberão prêmios nos valores de R$ 114,3 mil (1.º colocado) e R$ 42,8 mil (2.º e 3.º colocados).

O resultado final do concurso será divulgado no dia 09 de junho de 2017 e a cerimônia de premiação ocorrerá em 20 de setembro, em São Paulo, juntamente com a entrega do Prêmio FCW de Ciência e Cultura. O formulário de inscrições e outras informações sobre o regulamento estão disponíveis em www.fcw.org.br.

Grandes nomes da fotografia

A última edição do Prêmio FCW de Arte contou com a inscrição recorde de 980 ensaios fotográficos, originários de todos os estados brasileiros. A primeira colocação ficou com Luiz Claudio Martins Baltar, do Rio de Janeiro (RJ), autor do ensaio Fluxos / Contrafluxos. O segundo e o terceiro lugares ficaram, respectivamente, com Tiago Pereira Coelho, de Porto Alegre (RS), com o trabalho Balneário Alegria, e com Inês Pereira Coelho Bonduki, de São Paulo (SP), com o ensaio Linha Vermelha.

Ao longo de sua história, o Prêmio FCW de Arte já contemplou alguns dos maiores nomes da fotografia nacional. Os vencedores das edições anteriores, em ordem alfabética, foram: Alexandre Salgado, André François, André de Libero Hauck Ferreira, Andréas Heiniger, Bob Wolfenson, Felipe Hellmeister, Francilins Castilho Leal, Gabriel Monteiro Pinoti Affonso, Gilvan Barreto, Gui Mohallem, Gustavo Lacerda, João Teixeira Castilho, José Luiz Pederneiras Barbosa, Júlio Bittencourt, Kenji Arimura, Lalo de Almeida, Leonardo Vilela, Márcia Ramalho, Luiz Claudio Martins Baltar, Maurício Nahas, Paulo Veiner, Ricardo Cunha, Ricardo de Vicq, Roberta Sant’Anna, Tadeu Vilani e Tiago Santana.

Sobre a FCW

A Fundação Conrado Wessel (FCW) foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel, que explicitou em testamento seu desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia, o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. A Fundação já atribuiu, desde 2003, mais de cem (100) prêmios nas categorias FCW de Arte, Ciência, Cultura e Medicina. Desde 2006, também outorga anualmente o Prêmio Almirante Álvaro Alberto, em parceria com o CNPq e a Marinha do Brasil; o prêmio “Soberania pela Ciência”, em parceira com a Marinha do Brasil; e o prêmio Grandes Teses CAPES, em parceria com a CAPES. Além dos prêmios, patrocina as revistas científicas “ANAIS” da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Journal of Aerospace Technology and Management (JATM), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)  e “Pesquisa Naval”, da Marinha do Brasil.

A FCW também distribui anualmente oito cotas de doações. Três dessas cotas são direcionadas para o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e uma cota vai para cada uma das seguintes entidades: Exército da Salvação, Aldeias Infantis SOS Brasil, Fundação Antonio Prudente e Associação Escolar Benjamim Constant. Por último, uma cota é distribuída para o conjunto de 27 entidades escolhidas com o Ministério Público, na forma de uma volumosa cesta natalina entregue a 2.700 famílias. O total dessas cotas anuais equivale ao montante atribuído aos Prêmios FCW.

Carregar mais Fotografia

Deixe uma resposta

Veja também

Arte na Fotografia: primeiro reality sobre fotografia do Brasil

“Arte na Fotografia” será exibido toda sexta-feira às 20h30  Os participantes Camila Kinke…