Projeto Palácios Cariados: Casarões abandonados no Interior de São Paulo

Palácios Cariados é o nome do projeto realizado pelo fotógrafo Jonas Golfeto e pela artista plástica Anita Ferreira, ambos habitantes da cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

O projeto tem como objetivo mostrar as condições de casarões abandonados, além de chamar atenção para necessidade de intervenção e conservação dos mesmos. As fotografias foram tiradas em cidades localizadas no estado de São Paulo: Ribeirão Preto, São Luiz do Paraitinga, São Vicente, Tatuí e Itapura, todas escolhidas a dedo pelos artistas e cada uma com uma característica particular que Jonas e Anita resolveram explorar. 

Palácios Cariados não se baseia somente nas fotografias tiradas por Jonas e Anita, pois tem também como plano serem expostas ao público! A intenção da dupla é emoldurar as imagens em suportes antigos e específicos, como folhas, janelas e esquadrias retiradas de construções demolidas. Segundo escrito por Jonas e Anita “  A exibição das fotos nesses suportes no espaço expositivo visa reconstruir simbolicamente a arquitetura “cariada” de cinco palácios de maneira sugestiva e metafórica, evocando a memória desses espaços esquecidos “. Eles pretendem também montar parte da exposição nos locais onde as fotos foram feitas. Outra grande característica do projeto é conscientizar a população da necessidade da restauração dos casarões abandonados em prol de ações sociais!

Clique e confira algumas fotos

Carregar mais Fotografia

Deixe uma resposta

Veja também

Rotas nacionais com passagem aérea por até R$ 200

Decolar lista os destinos mais baratos e mais procuradas nos últimos dois meses  Todo mund…