Google Arts & Culture lança acervo virtual com vida e obra de Frida Kahlo

2320

acervo contará com diversas obras da artista, além de peças inéditas

Google Arts & Culture lança hoje a inédita retrospectiva online de arte dedicada a celebrar a vida e obra de Frida Kahlo. O projeto conta com o apoio de mais de 30 parceiros, de sete países diferentes, para trazer um acervo com mais de 800 peças, contendo obras, imagens, cartas, retratos e mais de 5 tour virtuais por meio do Street View.

A coleção também inclui muitas obras de arte e artefatos que raramente são disponíveis ao público. Isso inclui várias peças de coleções particulares que nunca estiveram disponíveis on-line, como “View of New York”, em que Kahlo desenhou o que via pela janela do Barbizon Plaza Hotel, em 1932. Os visitantes também encontrarão várias versões antigas dos melhores trabalhos de Kahlo – muitos deles rabiscados no verso de telas já prontas e, por isso, desconhecidos do resto mundo durante muitos anos.

 

Deste acervo, 20 obras podem ser vistas em super alta definição, o que permite enxergar detalhes que passariam despercebidos a olho nu. Como exemplo, na obra “Auto-retrato dedicado a Leon Trotsky”, em que será possível ver uma carta de Frida na obra.

 

Também foi desenvolvido o “Frida e eu”, uma colaboração com o artista Alexa Meade, a cantora Ely Guerra e a fotógrafa Cristina Kahlo (sobrinha-neta da artista), mostrando a influência e importância que Frida, como mulher e artista, trouxe para importantes nomes da música e fotografia do século 21, tanto no México quanto no mundo.

 

Além disso, através da tecnologia de Realidade Virtual, será possível conhecer os lugares, momentos, pessoas, obras e influências artísticas que marcaram a vida da artista mexicana através dos três passeios virtuais criados para que os usuários se sintam próximos dos marcos e detalhes que determinaram a carreira de Frida Kahlo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here