Dicas para se programar antes de ir viajar

Por Flavia Cruz
Graduada em História e formada no curso técnico de Turismo. Atua profissionalmente como agente de viagens há dois anos.

Dicas para se programar antes de viajar pelo território brasileiro:

PROGRAMAÇÃO DA VIAGEM: Para que uma viagem seja bem sucedida é preciso decidir o destino e buscar informações sobre ele, como por exemplo, quais são as comidas típicas, horário de funcionamento do comércio, bares e restaurantes, quais os bancos que possuem agências na cidade, o clima da região no período da viagem, etc.

– DOCUMENTAÇÃO PARA VIAGEM: Sempre leve RG atual ou carteira de motorista válida para todos que viajaram, inclusive bebês, caso este não tenha RG levar certidão de nascimento. Se um dos pais não estiver presente ter uma autorização de próprio punho é um cuidado que pode evitar problemas e caso viaje com um menor desacompanhado dos pais a autorização deverá ter a assinatura de ambos e dados de contato, muitos hotéis solicitam a documentação em combate a exploração infantil.

– DINHEIRO PARA VIAGEM: Sempre leve uma quantia em espécie, assim não terá que se preocupar quando não puder usar o cartão de crédito mas nunca ande com todo o valor, guarde pequenas quantias separadas e seja cauteloso, afinal furtos e roubos acontecem em todos os lugares.

Cartão de crédito e débito é sempre a opção mais segura, pois em caso de perda ou roubo é fácil de cancelar e evitar grandes prejuízos. Também é bom levar algumas folhas de cheques, muitos lugares não aceitam se forem de outros Estados, mas é algo que pode ser usado em caso de emergência, para ter um pouquinho de segurança cruze as folhas que levar, assim em caso de roubo a pessoa não poderá sacar, terá que depositar e isso dá mais tempo para sustar o cheque e caso tenha que efetuar este procedimento precisará dos dados, por isso anote em uma agenda (de preferência em um papel que ficará no hotel ) os números do cheque e nome do banco.

– HOSPEDAGEM DURANTE A VIAGEM: Sempre confira todos os dados do documento de reserva (VOUCHER), verifique horários de entrada (CHECK IN) e saída (CHECK OUT), muitos hotéis cobram para entradas mais cedo ou saídas mais tarde, mas caso tenha esta necessidade pode verificar com o hotel se há possibilidade de guardarem a bagagem e você pode sair para dar um passeio enquanto aguarda. Jamais chegue com um numero maior de pessoas do que o informado na reserva, mesmo que seja um bebe ou uma criança, os hotéis podem se recusar a hospedar, pois se preparam para o número informado na reserva, caso precisem levar alguém de ultima hora entrem em contato e tentem negociar.

– AEROPORTO PARA VIAGEM: Chegue com no mínimo 2 horas de antecedência, assim terá tempo de fazer os procedimentos para embarque sem correria, as Cias aéreas podem impedir o embarque a partir de 40 minutos antes do horário de saída do voo. Ao chegar, antecipadamente, procure o balcão da Cia aérea com os documentos (RG original de todos os passageiros, inclusive bebês) e passagens para fazer o check in e despachar a bagagem, sempre verifique o peso das bagagens, mesmo em voos nacionais há limites e o excesso será cobrado.  Confira todos os dados dos documentos que receber e guarde-os. Fique atento aos painéis com informações sobre os voos, em caso de atraso ou cancelamentos procure o balcão da Cia aérea e caso de duvidas procure um funcionário, eles terão como ajudar. Identifique todas as bagagens, inclusive as de mão.

– SEGURO VIAGEM: Uma opção a se considerar, pois lhe dará muita tranquilidade em caso de eventualidades, como extravio de bagagem, emergências ou acidentes. Mas antes de contratar leia o contrato, esteja ciente do que cobre ou não e os valores, tire todas as dúvidas. Os valores irão variar com a idade e o local da viagem, também pode haver variação de valores e coberturas para viagens rodoviárias e aéreas. Muitos cartões de crédito oferecem esta opção, mas antes de viajar consulte como utilizá-los e qual é a cobertura, pois normalmente somente o titular tem acesso.

Carregar mais Viagem

Deixe uma resposta

Veja também

Vai viajar pro exterior? Conheça Meu Câmbio e tenha melhor experiência em troca de moedas

É sempre uma dor de cabeça lidar com as taxas de troca de moedas quando vai viajar, inclus…