Dicas nutricionais para uma Páscoa mais saudável

371

Assim como as principais datas comemorativas, a Páscoa é marcada por delícias da gastronomia. O almoço da Sexta-Feira Santa tem um cardápio farto e caprichado. Para a sobremesa do domingo de Páscoa, é claro, muitos ovos de chocolate. Mas nem por isso você precisa colocar em risco a qualidade da sua alimentação. Simone Galvão, diretora da ACN Nutrição, listou algumas dicas para que você tenha uma Páscoa saborosa e saudável.

– O ovo de chocolate é o principal símbolo da Páscoa. O cacau, seu principal ingrediente, é rico em flavonoides, substância que possui efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Portanto, quanto maior a quantidade de cacau, mais benefícios à saúde. A dica é optar pelos chocolates amargos ou meio-amargos.

– O chocolate branco, muito apreciado por algumas pessoas, contém apenas a manteiga de cacau, sendo assim não possui os benefícios encontrados nos chocolates amargos, além de apresentar um maior percentual de gordura e açúcar.

– Ovos de chocolate com castanhas também são mais saudáveis, pois elas possuem gorduras que são benéficas ao coração.

– O bacalhau é o prato mais comum no cardápio da Sexta-feira Santa, além de saboroso, possui alto valor nutritivo e é rico em ômega 3, além de ser de fácil digestão.

– O azeite é muito apreciado no cardápio de Páscoa principalmente no preparo do bacalhau, sendo um alimento milenar, traz vários benefícios à saúde por ter presentes os polifenóis e vitamina E, substâncias com efeitos antioxidantes. O azeite também possui um efeito inibitório na síntese de colesterol ruim, o LDL, reduzindo seus níveis e outros fatores causadores de doenças cardiovasculares.

– Como acompanhamento do prato principal opte pelo arroz integral que é um alimento rico em fibras e por isso contribui com o funcionamento intestinal e proporciona maior saciedade durante a refeição. Você ainda pode enriquecer e deixar mais colorida sua preparação com a adição no arroz, por exemplo, de cenoura ou brócolis.

– Uma salada colorida também irá contribuir para uma dieta balanceada e rica em vitaminas e minerais. A cenoura possui betacaroteno que tem alto poder antioxidante, o tomate é rico em vitamina C, A, e do complexo B, sendo fonte de licopeno (agente anticancerígeno).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here