Casa da Cultura de Franca comemora 25 anos do MIS – Museu da Imagem e do Som

A Casa da Cultura, ligada à Divisão de Cultura da FEAC (Fundação de Esporte, Arte e Cultura de Franca) irá realizar na sexta-feira, dia 30 de junho, solenidade em comemoração aos 25 anos do MIS (Museu da Imagem e do Som).

                Revitalizado, depois de ficar alguns anos em completo abandono, o acervo do MIS conta com exposição de aparelhos eletrônicos, discos, fitas, câmaras fotográficas, filmadoras, televisores, entre outros equipamentos de épocas passadas.

Há também no museu uma TV que passa vídeo com fotos de lugares e personalidades da cidade. Projeto de 1992 do então vereador Valdes Rodrigues, radialista e comunicador de grande renome na cidade, o MIS é um importante registro dos aparelhos que marcaram época no pós Revolução Industrial – final do século XIX e início do século XX -, dando início ao grande salto tecnológico que se vê hoje em dia nos aparelhos que registram imagem e som.

Destaque da solenidade será a presença de Eliana Leporace, filha de um dos maiores radialistas do Brasil, o locutor francano Vicente Leporace, que fez carreira como comunicador na Era de Ouro do rádio, atuando, inicialmente na BRB 5 em Franca e depois na Rádio Bandeirantes, em São Paulo, com o famoso programa Trabuco. Leporace também foi ator de cinema. 

De acordo com Elson Boni, diretor da Divisão de Cultura, “é de competência do MIS, recolher, adquirir, preservar, restaurar, classificar e catalogar material iconográfico e sonoro em geral, especialmente filmes, fotografias, discos, fitas magnéticas, vídeos-tapes, entre outros de caráter cultural e científico”. O diretor convida a todos para participar “desta data singular, em que poderemos comemorar não só os 25 anos do MIS mas também o seu ressurgimento”, conclui.

                O evento será às 19h30 da sexta-feira, 30, na Casa da Cultura e do Artista Francano, sendo necessário confirmar presença com antecedência pelo fone (16) 3721 8692.

Carregar mais Acontece no Interior

Deixe uma resposta

Veja também

Feira de Vinil reúne apaixonados por discos no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto

7ª edição da Feira acontece neste sábado com mais de 12 mil produtos focados neste mercado…