Café: conheça os benefícios e saiba como equilibrar o consumo

174

Nutricionista do Sistema Hapvida traz importantes informações sobre a bebida e cuidados com os excessos

Queridinho dos brasileiros, o café é consumido em qualquer época do ano. Na quarentena, provocada pela pandemia da Covid-19, o consumo da bebida aumentou no País, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Mas, o que muita gente não sabe é que o café é atrativo por motivos que vão além do sabor, apresentando um leque de benefícios para a saúde.

Igor Oliveira, nutricionista do Sistema Hapvida – do qual o Grupo São Francisco faz parte -, frisa que o café é uma bebida que auxilia muito na redução do cansaço, mantendo o nosso estado de alerta. “Além disso, outro benefício da bebida é sua ação antioxidante, baseada em seus compostos fenólicos, principalmente o ácido clorogênico. E são estes antioxidantes que auxiliam na prevenção de alguns tipos de câncer”, explica.

De acordo com o nutricionista, o café também auxilia na melhora no desempenho físico e no emagrecimento. “Mas, vale reforçar que sozinho o café não vai fazer milagres”, comenta.

Por outro lado, Oliveira diz que é preciso ter cuidado com o consumo excessivo da bebida, uma vez que ela pode aumentar o estado de alerta e, assim, acabar atrapalhando o sono. “Pessoas que possuem problemas de ansiedade, estresse excessivo, dificuldade de controle da hipertensão ou gestantes precisam ter um cuidado especial com o consumo do café, evitando excessos”, afirma. “Mas, para a maioria das pessoas, em geral, o café é uma ótima bebida, saudável e que vai auxiliar muito no controle e na melhoria da saúde”, conclui.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here