Contratação errada impacta nos negócios da empresa

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Especialista explica que o processo seletivo incorreto interfere no dia a dia da empresa; contratação errada pode gerar problemas não só para a contratante, como também na relação para com os clientes

 

Quando não é bem realizada, a seleção de novos colaboradores pode se tornar um problema para empresas causando, inclusive, prejuízos devido a alta rotatividade de funcionários, processos seletivos ou baixa produtividade. Isso pode acontecer pela falta de critérios sólidos para a escolha do perfil, ou falta de fit cultural entre candidato e empresa, etc.

“A realização de um processo seletivo incorreto pode acarretar várias consequências negativas no futuro para um negócio, inclusive judiciais. Há candidatos muito preparados e experientes em cativar recrutadores”, destaca Thaís Alves, psicóloga da Core Psicologia.

Por ser um dos procedimentos mais importantes para o negócio, a contratação de novos funcionários requer um profissional especializado e capacitado, otimizando tempo e recursos. “A contratação de colaboradores é sempre um risco, por isso é necessário que o recrutador esteja atento a todos os detalhes, principalmente, as habilidades interpessoais – as chamadas softskills, e não apenas ao currículo do candidato.  Afinal, até que o colaborador comece a atuar na empresa, não há garantia de que ele é o talento ideal para a vaga em questão”, reforça a especialista.

A destaca que, com o distanciamento social causado pela pandemia do COVID-19, algumas empresas optaram ao processo seletivo online, abrindo oportunidades para que profissionais das mais diversas regiões possam se candidatar.  “Uma contratação bem realizada envolve muitos aspectos e detalhes”, diz.

Para a especialista, a dica é selecionar com cuidado, critérios bem estabelecidos e cautela. “Para realizar a melhor contratação possível, é necessário definir bem as funções, o prazo da seleção, entender com os possíveis candidatos sobre suas experiências, além de contar com ajuda especializada para otimizar a contratação, pois tem ferramentas para identificar perfis comportamentais, a fim de minimizar possíveis transtornos”, finaliza.

 

Confira alguns impactos de uma contratação ineficaz:
• Impacto na relação com os clientes;
• Queda na produtividade individual e da equipe;
• Custos com a contratação e treinamento do novo colaborador;
• Tempo perdido na contratação e treinamento do novo colaborador;
• Riscos de reclamações trabalhistas;
• Insatisfação e desmotivação na equipe;
• Custos com a demissão.

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