Seringal Bier: a cervejaria que colocou o Acre no mapa brasileiro da cerveja artesanal

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Com a inclusão do estado, todas as unidades da federação contam com uma fábrica da bebida de acordo com o Mapa. Fundadora fez curso de Gestão de Microcervejarias da ESCM  

Dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na última semana apontam que todos os estados brasileiros agora contam com uma cervejaria. O último a entrar na lista foi o Acre que, em dezembro de 2020, contava com uma das 1.383 fábricas em operação. A Seringal Bier, de Rio Branco (AC), simboliza a disseminação da cultura cervejeira em todas as regiões do país.

A mestre cervejeira dessa marca tão representativa é Elisana Grecchi. Ela começou a fazer cerveja em casa, para os amigos e a família em 2017. “Comecei como uma brincadeira e o universo da cerveja artesanal me arrebatou de tal forma, que passei a estudar de forma autodidata e depois a buscar conhecimento em instituições de ensino cervejeiro”, comenta. Entre os cursos realizados por ela, esteve o Gestão de Microcervejarias da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), em janeiro de 2020. “Neste momento, já estava realizando o sonho de ter a primeira cervejaria do Acre e queria me preparar para isso”, afirma.

Elisana destaca ainda a participação fundamental do sócio e marido Guilherme no processo de criação da Seringal Bier. “Ele tem o empreendedorismo na veia e foi um grande incentivador antes da fundação e administra o negócio junto comigo hoje”, comenta ela, que tem orgulho que a primeira cervejaria do Acre seja uma empresa familiar.

A Seringal Bier produz seis estilos. Quatro deles são fixos: Cream Ale, Pilsen, Red Ale e American IPA. Dois são sazonais – atualmente German Pils e Russian Imperial Stout. Além das cervejas, comercializadas em supermercados e restaurantes da região, a cervejaria conta com um espaço de degustação na fábrica.

“Sou paranaense e resido no Acre desde 2006. Tenho um carinho imenso por esse estado que acolheu a mim e a minha família. Por isso decidimos não só abrir a cervejaria aqui, mas valorizar a história e os costumes acreanos em tudo o que pudermos: do nome à decoração do nosso espaço, passando pelo nosso posicionamento de marca”, comenta.

Identificação local

O diretor da ESCM e especialista no mercado cervejeiro, Carlo Bressiani, destaca a importância da presença local para a disseminação da cultura cervejeira no país. “A presença de cervejarias que se identifiquem com o consumidor e o atraiam para uma nova percepção para as possibilidades sensoriais da cerveja é fundamental. A Seringal Bier é um excelente exemplo disso”, destaca.

A tendência pelo consumo local é global de acordo com institutos de pesquisa como Euromonitor. Isso já está chegando à cerveja. “A pandemia afetou esse comportamento, mas acredito que não vá frear o interesse do consumidor por valorizar o que é produzido perto da sua casa. Certamente, as cervejarias devem incluir essa percepção na sua estratégia”, acrescenta.

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