Projeto tem foco em ações para jovens e sediará exposições culturais, coletâneas e documentários de alunos de escolas estaduais. O Espaço Conviver fica no Shopping Santa Úrsula, Piso 2 do centro de compras.
Com o objetivo de contribuir com a busca de soluções para a falta de espaço adequado de convivência e socialização para jovens e adolescentes, o Shopping Santa Úrsula realiza no dia 17 de março, sexta-feira, às 10h, o lançamento do Projeto Conviver no centro de compras. O espaço fica no Piso 2 e sediará exposições culturais, coletâneas, documentários de ações e instalações interativas de alunos de escolas estaduais atendidas pelo projeto.
Visando fortalecer o diálogo com a juventude e com instituições voltadas para este público, o Projeto Conviver, idealizado pelo Instituto Sinapse – Educação pela Cidadania – com curadoria do educador social Elieser Pereira, promove ações direcionadas aos jovens como encontros, ações socioculturais de arte, cultura e esporte.
Por meio de oficinas de arte, educação, música e palestras, realizadas nas escolas estaduais de Ensino Médio da cidade, parques públicos e instituições de aprendizado, o projeto busca motivar jovens a trabalhar em grupos, desenvolvendo cidadania, conscientização e participação social.
“O Shopping Santa Úrsula, que possui fácil acesso no centro da cidade, é um importante parceiro do Projeto Conviver. Já estamos recebendo a visita de muitos jovens e iniciamos um contato. Nossa intenção é estreitar o relacionamento para desenvolver ações construtivas em conjunto”, destaca o educador social do projeto Elieser Pereira.
“É uma grande satisfação participar ativamente desse projeto e poder contribuir para o diálogo, com ideias para encontrar soluções aos problemas reais, como a falta de espaços públicos e atividades para jovens carentes da cidade”, explica Julio Cesar Souza, superintendente do Shopping Santa Úrsula.
O Projeto Conviver reunirá informações de outras iniciativas para benefício da juventude e de locais onde acontecem atividades esportivas, cursos profissionalizantes, encontros e entretenimentos para o público jovem da cidade.
Os parceiros são o Ministério Público do Estado de São Paulo, Associação dos Advogados de Ribeirão Preto, Comissão de Direitos Humanos da AARP, Diretoria Regional de Ensino do Estado de São Paulo, a Comissão Arte, Cultura e Educação MP, Coletivo Fuligem, AAMCO – Associação Amigos do Memorial UGT, Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão e Conseg.
A Educação pela Cidadania é uma prática que acontece em vários países do mundo e que vem sendo estruturada conceitualmente no Brasil pelo Instituto Sinapse, por meio do desenvolvimento de projetos sociais com estudantes de várias partes do Brasil.