Fundação do Livro e Leitura promove atividades literárias neste sábado

Programação acontece no dia 29 de julho (sábado), na sede da Fundação e inclui encontros do Núcleo de Contadores de Histórias, às 9h, e do Clube de Leitura, às 16h. As atividades são abertas e gratuitas


No próximo dia 29 de julho (sábado), a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove duas atividades literárias gratuitas e abertas à população. Ás 9h acontece mais um encontro do Núcleo de Contadores de Histórias, com dinâmicas, exercícios e apresentação de histórias pelos participantes. Já às 16h, o Clube de Leitura se reúne para discutir a obra Anna Kariênina, do escritor Liev Tolstói. As duas atividades fazem parte do Plano Anual da Fundação do Livro e Leitura e contam com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC.

 

Sob o comando da atriz Míriam Fontana, o Núcleo de Contadores de Histórias se reúne às 9h para fomentar experiências, contação de histórias e planejamento para a sequência de atividades programadas. Os encontros acontecem uma vez por mês, sempre no último sábado. Neste sábado o Núcleo contará com um convidado especial – o escritor Cordeiro de Sá estará presente para falar sobre sua obra e sobre experiência em construir histórias. “Será uma grande oportunidade para os participantes terem contato com um escritor que dá origem as histórias que são colocadas em ação pelos contadores”, diz Miriam. As obras do escritor já foram trabalhadas nos encontros e apresentadas pelos contadores em diversas ocasiões.

 

Já o Clube de Leitura conta com a curadoria da bibliotecária Gabriela Bazan Pedrão, doutoranda em Ciência da Informação pela Unesp. O objetivo da atividade mensal é proporcionar a experiência da leitura compartilhada, com espaço para o debate e reflexão sobre as diferentes nuances de textos literários. No encontro do dia 29, às 16h, o grupo vai discutir o livro Anna Kariênina, do escritor russo Liev Tolstói. Considerada uma das obras mais destacadas do realismo literário, o livro foi o primeiro romance escritor por Tolstói e se articula por meio de contrastes. Os dois principais personagens, Liévin, um rico proprietário de terras, e Anna, uma aristocrata casada, só se encontram uma vez, em toda a longa narrativa. Mas nem por isso estão menos ligados, pois a situação de um permanece constantemente referida à situação do outro.

 

Desde a reformulação feita no seu formato e curadoria no final do ano passado, o Clube da Leitura já leu as obras Um livro vermelho, de Sherlock Holmes;  A mão esquerda da escuridão, de Ursula K. Leguin; A Abadia de Northanger. de Jane Austen; Não verás país nenhum, Ignácio de Loyola Brandão, De mim já nem se lembra,  Luiz Ruffato; O Senhor das Moscas, de William Golding; O Aleph, de Jorge Luis Borges; A outra volta do parafuso, de Henry James; e agora vai ler Anna Kariênina, de Liev Tolstói.

 

“O Clube tem sido uma atividade interessante e produtiva. Apesar das dificuldades nas escolhas das obras, creio que o grupo está evoluindo e a experiência tem sido enriquecedora para todos”, avalia a curadora Gabriela.
Para o segundo semestre está sendo elaborado um calendário fixo, com as datas dos encontros escolhidas e as obras já selecionadas. “Isso facilita a organização do grupo com as leituras e aquisição das obras”, explica Gabriela. O objetivo, segundo ela, é manter obras mais próximas dos clássicos, que têm tido melhor recepção até agora e introduzir alguns gêneros diferentes ao longo do semestre.

 

Serviço

O que: Encontro do Núcleo de Contadores de Histórias

Onde: Fundação do Livro e Leitura de RP | Rua Professor Mariano Siqueira, 81 | Jardim América | Ribeirão Preto | SP

Quando: 29/07/2017

Horário: 9h

OBS: Entrada aberta e gratuita

 

O que: Clube da Leitura

Onde: Fundação do Livro e Leitura de RP | Rua Professor Mariano Siqueira, 81 | Jardim América | Ribeirão Preto | SP

Quando: 29/07/2017

Horário: 16h

OBS: Entrada aberta e gratuita

Carregar mais Acontece no Interior

Deixe uma resposta

Veja também

Aniversário de Portinari é celebrado com programação especial em Brodowski

Museu Casa de Portinari realiza dois espetáculos musicais em homenagem aos 114 anos do art…