Gabriel García Márquez é tema do Viagem Gastronômica de julho na Biblioteca de São Paulo

Participantes aprenderão a fazer iguarias descritas no livro “O amor nos tempos do cólera”, como berinjela com arroz de coco, cocadinhas de pinhas, limonada e café, que poderão ser degustadas no final da atividade

 

Já imaginou ler um livro e experimentar as refeições e sabores descritas na obra? Esse é o objetivo da oficina Viagem Gastronômica, realizada na Biblioteca de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Este  mês, o público será convidado a viajar pela obra de Gabriel García Márquez “O amor nos tempos do cólera”. A atividade é gratuita e ocorre no dia 29 de julho, sábado, das 15h30 às 17h00.

 

A reprodução dos pratos citados na obra do escritor colombiano permitirá ao participante uma imersão ao universo literário e gastronômico. Cada receita é baseada em alguma parte do livro, como no trecho onde o autor narra: “os rapazes da família vestidos a rigor, que fugiam das festas elegantes do Clube Social para comer peixe frito com arroz de coco”.

 

A oficina é indicada para maiores de 16 anos e será ministrada pela historiadora Dolores Freixa, com participação de Solange Botura. Juntas, elas ensinarão a preparar as seguintes iguarias: Berinjela com arroz de coco, cocadinhas de pinhas, além de limonada e café, bebidas essas citadas por Márquez, como no trecho: “nas pausas da leitura tomava um gole de limonada ou se detinha roendo um pedaço de gelo”.

 

Protagonizado pelos personagens Florentino Ariza e Fermina Daza, o romance de Gabriel García Márquez tem como cenário a região caribenha de Cartagena das Índias, na Colômbia, e narra a história do jovem casal que se apaixona e tem de enfrentar a oposição do pai de Fermina, o coronel Nicolas, para manter seu amor. A obra é baseada na vida real dos pais do escritor.

 

Mais informações sobre o Viagem Literária podem conferidos nos sites: www.bsp.org.br (Biblioteca de São Paulo) e www.cultura.sp.gov.br (Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo).

 

Dia 29, sábado
15h30 às 17h00 – Viagem Gastronômica
O romance “O amor nos tempos do cólera”, do escritor colombiano Gabriel García Márquez será o tema da próxima oficina Viagem Gastronômica

Carregar mais Arte

Deixe uma resposta

Veja também

Hilda Hilst é a homenageada da Flip 2018

Festa Literária, que acontece de 25 a 29 de julho, abre também seu programa de patronos 20…