Fundação do Livro e Leitura apresenta autores confirmados para a Feira do Livro 2018

A entidade dará continuidade em 2018 ao projeto Combinando Palavras durante a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

Os cinco autores já confirmados para o evento terão suas obras debatidas em sala de aula pelos estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino. Em 2017,

o projeto envolveu 5.500 estudantes de ensino médio, 29 escolas e capacitou 58 professores para a atividade de formação literária 

 

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto anuncia na próxima quarta-feira (22/11) os cinco primeiros autores confirmados para a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto 2018, que participarão do projeto Combinando Palavras. O lançamento acontecerá das 8h30 às 12h, no auditório da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, parceira da iniciativa, ao lado do SESC Ribeirão. No próximo ano, a feira terá o tema “As Histórias que os livros contam e as leituras que a gente faz” e será realizada de 20 a 27 de maio. A identidade visual da feira, bem como data, tema e locais, serão apresentados no evento.

Segundo a presidente da Fundação, Adriana Silva, em 2017, com a criação do Combinando Palavras, a entidade migrou da base da difusão para formação de leitores e pretende consolidar esse papel no próximo ano. “A iniciativa envolveu 5.500 estudantes de ensino médio, 29 escolas da rede pública e 58 professores foram capacitados para atuar no projeto, compartilhando o conhecimento que absorveram para dentro das salas de aula”.

Em 2018, o projeto Combinando Palavras atenderá, mais uma vez, a cerca de 5.500 estudantes do ensino médio de escolas estaduais. O projeto segue o modelo padrão de 2017 e vai realizar encontros de capacitação com professores da rede estadual de ensino   a partir do início do próximo ano letivo. O objetivo é manter o compromisso de envolver alunos da rede pública de ensino em atividades literárias de formação para depois interagirem com autores durante a 18ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. 

Para  2017 foram escolhidos os autores Luís Fernando Veríssimo, Nélida Pinõn, Lya Luft, Zuenir Ventura e Ignácio de Loyola Brandão. Neste ano, outros cinco autores já disseram sim ao projeto e engajaram-se na proposta da fundação.

Neste primeiro encontro, coordenadores de escolas estaduais receberão informações gerais sobre o projeto de 2018. Cada unidade escolar participante deverá fazer suas inscrições por aluno, no próximo ano, e escolher o autor que vai trabalhar. Cada escritor poderá receber 1.100 inscritos, número de lugares do Theatro Pedro II, onde o encontro acontecerá durante a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

Após a solenidade de lançamento, os coordenadores da rede de ensino participarão da primeira oficina preparatória, oferecida pela equipe da Fundação. “Apresentaremos neste encontro os autores escolhidos para o Combinando Palavras, o cronograma e planejamento dos encontros de atualização dos professores para 2018, bem como as orientações gerais para participação no projeto”, explica Laura Abbad, coordenadora de programação da Fundação. A intenção é ao longo do 1º semestre de 2018 oferecer material de apoio e sugestões de obras para que os professores possam explorar histórias destes escritores, bem como dinâmicas de estudos e outros tipos de produções para salas de aula com os alunos.

Já estão previstos três encontros para formação dos professores nos meses de fevereiro, março e abril, quando de fato os professores iniciarão os trabalhos com os alunos. Ao final, todo material será organizado em livros digitais e disponibilizados no site da Fundação.

Homenageados da feira

18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão terá como tema “As Histórias que os livros contam e as leituras que a gente faz” e será realizada de  20 a 27 de maio de 2018, com abertura oficial na noite do dia 19 de maio. Como em todos os anos, a feira fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai.  Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda. O autor educação escolhido é Antônio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Sobre a Fundação

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade – hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. 

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.  

Serviço

O que: Lançamento do projeto Combinando Palavras da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – com a parceria da Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto e apoio do Sesc e apresentação da identidade visual, data, tema e locais  da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Data: 22/11/2017

Horário: 8h30 às 12h

Local: Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, na Avenida Nove de Julho, 378 – Ribeirão Preto/SP

Carregar mais Acontece no Interior

Deixe uma resposta

Veja também

Aniversário de Portinari é celebrado com programação especial em Brodowski

Museu Casa de Portinari realiza dois espetáculos musicais em homenagem aos 114 anos do art…