Escola de Inventor leva alunos para a Olimpíada Brasileira de Robótica

Instituição é a única do seguimento de robótica de Ribeirão Preto (SP) a participar do evento que estimula carreiras científico-tecnológicas

Com o objetivo de incentivar os estudantes a trabalharem em equipe na construção e programação de robôs, a ribeirão-pretana Escola de Inventor participa pela segunda vez da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece no dia 10 de junho, na regional de São Carlos (SP), no Campus da USP. Ao todo, 30 alunos irão representar a instituição.

Com mais de dez anos de realização, a OBR é uma olimpíada científica dividida em duas modalidades: prática e teórica. Este ano, os alunos da Escola de Inventor irão competir na modalidade prática – cada equipe pode ser composta por, no mínimo, dois competidores e, no máximo, quatro. Os robôs desenvolvidos devem ter a capacidade de enfrentar sozinhos vários obstáculos e desafios em uma pista de competição feita de madeira.

Entre 9 e 17 anos de idade, os inscritos pela Escola trazem novidades nesta edição: a participação de quatro meninas. Elas ganharam o Torneio de Robótica realizado pela instituição no ano passado e foram selecionadas para representarem a Escola de Inventor na OBR.

“Geralmente, 90% dos alunos na Escola são homens, mas isso não muda o fato de que as meninas podem competir igualmente. As meninas se destacaram em nosso torneio interno, conseguindo concluir as tarefas no menor tempo possível e com maior índice de acertos”, afirma Fábio Javaroni, coordenador da Escola de Inventor, única do segmento de robótica de Ribeirão Preto a participar do evento.

Para Mariana Gonçalves Peruchi, de 13 anos, que participa pela primeira vez da competição, a ansiedade é grande. “Espero que a preparação, com aulas duas vezes na semana, deixe tudo mais tranquilo. Queremos chegar a São Carlos preparadas para representar bem a instituição”, conta.

Fábio completa que “participar da Olimpíada Brasileira de Robótica é uma oportunidade para os alunos trabalhem em grupo e resolverem problemas por meio da lógica e matemática. É uma experiência ímpar, e todos ficam muito animados”. 

Olimpíada Brasileira de Robótica

Em 2016, em todo o Brasil, 2,9 mil equipes se inscreveram na modalidade prática da OBR. Apenas na regional de São Carlos, foram 184 equipes participantes. Mais informações sobre a Olimpíada podem ser conferidas no portal http://www.obr.org.br/.

Carregar mais Acontece no Interior

Deixe uma resposta

Veja também

Aniversário de Portinari é celebrado com programação especial em Brodowski

Museu Casa de Portinari realiza dois espetáculos musicais em homenagem aos 114 anos do art…