Como estão as Experiências do Airbnb um ano depois?

Foodies, millennials e viajantes desacompanhados estão impulsionando o crescimento das Experiências do Airbnb. Novidade faz parte da plataforma Trips, a expansão que vai além das acomodações anunciada há um ano

 

Há um ano atrás o Airbnb anunciou Trips, sua missão de reunir onde você vai, o que fará e quem conhece em uma viagem em uma só plataforma movida por pessoas. O primeiro grande passo para isso foi o lançamento das Experiências – atividades criadas e lideradas por moradores locais – atualmente disponíveis em mais de 40 cidades e 26 países em todos os continentes. Entre janeiro de 2017 e hoje, o número total de visitantes semanais que reservaram Experiência aumentou 15x e continua a crescer de forma constante. Outubro foi o mês com maior número de reservas. E, com muitos outros destinos para fazerem parte da lista em 2018, o Airbnb está preparado para crescer ainda mais.

Durante o último ano o Airbnb também conseguiu aprender mais sobre não só sobre onde as pessoas que gostam de ir, mas o que eles adoram fazer quando viajam.

  • Atualmente existem mais de 3100 Experiências ativas na plataforma em 40 cidades, 26 países em todos os continentes
  • O número total de visitantes semanais de Experiência cresceu 20x desde janeiro de 2017, com um valor médio de US$ 55 por reserva
  • Millennials e foodies lideram o público alvo: 29% das reservas são na categoria de alimentos e bebidas, e dois terços do total de hóspedes possuem 35 anos ou menos
  • O Rio de Janeiro, que recebeu o lançamento da plataforma em junho deste ano, já é uma das cidades com crescimento mais rápido para Experiências no mundo

 

Experiências mais recentes que as cidades estão ganhando

Barcelona ainda é o mercado mais popular para as Experiências, seguido de Los Angeles, Paris, Tóquio e São Francisco. Mas novos destinos como Lisboa, Seattle e Toronto estão ganhando espaço rapidamente. A cidade de Nova Iorque, que acabou de receber o lançamento em todos os seus cinco bairros em setembro, já é o 6º mercado mais popular para as Experiências do Airbnb.

 

As 10 Experiências mais populares *:

Los Angeles – Letreiro de Hollywood, a caminhada ao topo

Barcelona – Capitão Deo

Paris – Ria no Louvre

Firenze – Segredos do vinho Orgânico

Lisboa – Os melhores sabores de Lisboa

Seattle – Encontro com lobos

Roma – Vinícola familiar

London – Jazz Club secreto de Brixton

Nova Iorque – O grafitti com um artista local

Tóquio – do mercado à refeição

* Com base nas reservas dos últimos 30 dias, excluindo Experiências lançadas durante esse período

 

As 10 cidades de Experiências de crescimento mais rápido*:

Nova Iorque

Sydney

Cidade do México

Seattle

Havana

Bangkok

Rio de Janeiro

Amsterdã

Xangai

Toronto

* Com base nas reservas nos últimos 90 dias, excluindo cidades que lançaram durante esse período

 

Millennials e amantes de gastronomia são maioria

Pesquisas mostram que as pessoas mais jovens têm dado cada vez mais preferência para viver experiências ao invés de adquirir coisas e essa tendênia reflete no jeito que as pessoas têm viajado. Prova disso é que dois terços dos hóspedes que reservaram Experiências estão em idade igual ou inferior a 35 anos, os chamados millenials, que investiram uma média de US$ 55 por Experiência. No geral, os usuários também estão extremamente satisfeitos com suas reservas: 90% de todas as Experiências receberam comentários 5 estrelas, nota máxima permitida pela plataforma.

O que os usuários preferem fazer? Comer, beber e vivenciar atividades legítimas dos moradores locais. Descobrimos que a categoria mais popular de Experiências é a de gastronomia, com uma grande vantagem perante ao segundo colocado. Um grande número de pessoas tem reservado jantares íntimos na casa de anfitriões, aulas de culinária especializadas e visitas  guiadas de comida e bebida do que qualquer outra categoria de Experiências.

 

As categorias de Experiências mais populares *:

 

Comida e bebida – 29%

Artes – 14%

Esportes – 10%

Estilo de vida – 9%

Natureza – 9%

Música – 9%

Entretenimento – 7%

História – 6%

Moda – 3%

Bem-estar – 2%

Vida noturna – 2%

* Com base em reservas nos últimos 30 dias

 

Viajantes desacompanhados ficam mais aventureiros

Enquanto a maioria das reservas de Experiências são feitas por grupos, percebemos que as pessoas viajando sozinhas não se importam de sair de sua zona de conforto. Olhando para reservas de viajantes desacompanhados versus grupos de dois ou mais, descobrimos que os hóspedes que voam em solo são mais atraídos por atividades sociais e esportivas, como um jogo de futebol ou uma sessão de yoga groovy, enquanto grupos de dois ou mais preferem passeios de jantar e culinária.

“Eu realmente gostei disso! Um jogo divertido e amigável de futebol com os moradores locais e outros viajantes. Foi ótimo e poder socializar com um grupo diversificado após o jogo. “- Alicia, que fez a Experiência do jogo Futebol com os locais em Barcelona.

 

Experiências mais populares para viajantes solo:

Los Angeles – Kitesurf em Malibu

Barcelona – jogue futebol com os locais

São Francisco – Yoga silenciosa na praia

Paris – Nos bares de Bastille

Seoul – Crie seu próprio perfume

 

Experiências populares para grupos:

Los Angeles – Concertos íntimos no Village Studios

Barcelona – Mestre de Paella

Roma – Vinícola familiar

Tóquio – do mercado à refeição

Lisboa – Bike elétrica em vilas de pesca

 

Experiências não são apenas para turistas

Para os viajantes, as Experiências são uma maneira de conhecer melhor um lugar por meio dos olhos dos habitantes locais. Mas elas também são opções de lazer para os locais aproveitarem suas próprias cidades de uma nova perspectiva, seja aprendendo uma nova habilidade ou descobrindo um clube de música underground. Além disso, com as Experiências de impacto social, onde 100% do que você paga vai diretamente para uma organização local sem fins lucrativos, locais e viajantes podem se divertir enquanto conhecem uma comunidade e causam um impacto significativo.

“Dave e seu santuário devolveram a vida e deram um novo  lar a uma série de lindas e curiosas criaturas como lobos, pumas, répteis e emus e até mesmo um engraçado Sagui. Vá, dê uma nova amplitude selvagem à sua alma aqui e permita a conexão com esses animais incríveis de uma maneira que você não vai sentir em qualquer outro lugar. “- Lauren, que fez a Experiência de Encontro de Lobos em Seattle

Experiências mais populares de impacto social:

Seattle –  Encontro com Lobos

Los Angeles – Trilha no Runyon Canyon com um cão de resgate

São Francisco – Concertos íntimos

Praga – Cadernos com alma

Amsterdã – Pesca de plásticos

 

Experiências mais populares reservadas pelos locais:

Shanghai – Aula de coquetelaria

Londres – Jazz Club secreto de Brixton

Sydney – Off-grid Guy

Toronto – Sake de A to Z

Paris – Sinta e crie

Desde o lançamento em apenas 12 cidades no ano passado, o Airbnb adicionou milhares de Experiências à plataforma, como por exemplo, o Rio de Janeiro. Nas poucas semanas restantes de 2017, as Experiências chegarão ainda a mercados como Costa Rica, Havaí, Melbourne, Buenos Aires, Bali, Hong Kong e Jamaica, com muitos outros por vir em 2018, como São Paulo.

Carregar mais slider

Deixe uma resposta

Veja também

Make U Sweat e Jetlag lançam música e clipe com Tiago Abravanel

Versão oficial de “Não Quero Dinheiro”, de Tim Maia, promete ser um dos grandes sucessos d…