XII Semana de Museus traz informação e entretenimento ao público em Franca

O Salão Superior do Museu Histórico ‘José Chiachiri’, no centro da cidade, recebeu grande número de pessoas que ultrapassou a capacidade do recinto reservado para solenidades especiais. Com os assentos lotados, os presentes se acomodaram em cadeiras improvisadas, cantos e degraus da escada de acesso para assistirem a abertura da XII Semana de Museus de Franca, que segue até a próxima sexta-feira 19. O evento contou com concorrida palestra proferida pelo historiador Wanderlei Donizete Pereira que, didaticamente, ilustrou sua apresentação com imagens dos métodos e formas de higienização e restauração de livros (iniciativa colocada em prática no Arquivo Municipal).

Durante sua exposição, Wanderlei Pereira, que é servidor público e pós-graduado em história pela Unesp/Franca, detalhou a importância do resgate de documentos e livros, mostrando como aplicar métodos simples, utilizando materiais de fácil acesso para restaurações.

Além da importante transferência de conhecimento de Wanderley, a abertura contou com apresentação de gala do Coro Experimental de Franca, da Unesp, que encantou o público formado por mais de 80 pessoas.

A XII Semana de Museus é uma realização da Prefeitura Municipal de Franca, através da FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura), e também do próprio Museu Histórico, em parceria com a Associação Paulo Duarte. Na terça-feira 16, a temática da palestra foi “Folclore, Patrimônio Histórico e Cultura em Tempos de Transformações”, com a professora Monique Mendes Silva Batista, também da Unesp.

Para essa quarta-feira, 17, com início às 20h, estão previstas duas palestras. A primeira, com o mestre Alex Rogério Silva, mestrando em História e Cultura Social pela Unesp, discorre sobre “Histórias Escondidas nas Construções de Franca – Capela do Colégio Nossa Senhora de Lourdes” e, a segunda, tendo como convidada a professora Mildred Regina Gonçalves, versará sobre “O Papel dos Museus na Sociedade”.

A programação segue na quinta-feira, 18 (data em que é comemorado o Dia Internacional dos Museus), com palestras de Clarissa de Pádua, violonista e produtora cultural, e de Célio Bertelli, tratando do tema “A Importância dos Museus nas Memórias dos Bens Culturais, Materiais e Imateriais”.

Fechando a programação na sexta-feira, 19 de maio, haverá apresentação especial do “Coral Sol Maior”, com regência de Hosana Janaína de Oliveira, seguido da palestra com a professora Higina Teixeira Marques, explorando o tema “Sob os flashes da memória: Franca no acervo fotográfico do Museu da Imagem do Som”.

Carregar mais Acontece no Interior

Deixe uma resposta

Veja também

Feira de Vinil reúne apaixonados por discos no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto

7ª edição da Feira acontece neste sábado com mais de 12 mil produtos focados neste mercado…