XII Semana de Museus traz informação e entretenimento ao público em Franca

991

O Salão Superior do Museu Histórico ‘José Chiachiri’, no centro da cidade, recebeu grande número de pessoas que ultrapassou a capacidade do recinto reservado para solenidades especiais. Com os assentos lotados, os presentes se acomodaram em cadeiras improvisadas, cantos e degraus da escada de acesso para assistirem a abertura da XII Semana de Museus de Franca, que segue até a próxima sexta-feira 19. O evento contou com concorrida palestra proferida pelo historiador Wanderlei Donizete Pereira que, didaticamente, ilustrou sua apresentação com imagens dos métodos e formas de higienização e restauração de livros (iniciativa colocada em prática no Arquivo Municipal).

Durante sua exposição, Wanderlei Pereira, que é servidor público e pós-graduado em história pela Unesp/Franca, detalhou a importância do resgate de documentos e livros, mostrando como aplicar métodos simples, utilizando materiais de fácil acesso para restaurações.

Além da importante transferência de conhecimento de Wanderley, a abertura contou com apresentação de gala do Coro Experimental de Franca, da Unesp, que encantou o público formado por mais de 80 pessoas.

A XII Semana de Museus é uma realização da Prefeitura Municipal de Franca, através da FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura), e também do próprio Museu Histórico, em parceria com a Associação Paulo Duarte. Na terça-feira 16, a temática da palestra foi “Folclore, Patrimônio Histórico e Cultura em Tempos de Transformações”, com a professora Monique Mendes Silva Batista, também da Unesp.

Para essa quarta-feira, 17, com início às 20h, estão previstas duas palestras. A primeira, com o mestre Alex Rogério Silva, mestrando em História e Cultura Social pela Unesp, discorre sobre “Histórias Escondidas nas Construções de Franca – Capela do Colégio Nossa Senhora de Lourdes” e, a segunda, tendo como convidada a professora Mildred Regina Gonçalves, versará sobre “O Papel dos Museus na Sociedade”.

A programação segue na quinta-feira, 18 (data em que é comemorado o Dia Internacional dos Museus), com palestras de Clarissa de Pádua, violonista e produtora cultural, e de Célio Bertelli, tratando do tema “A Importância dos Museus nas Memórias dos Bens Culturais, Materiais e Imateriais”.

Fechando a programação na sexta-feira, 19 de maio, haverá apresentação especial do “Coral Sol Maior”, com regência de Hosana Janaína de Oliveira, seguido da palestra com a professora Higina Teixeira Marques, explorando o tema “Sob os flashes da memória: Franca no acervo fotográfico do Museu da Imagem do Som”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here