Salão Abril de Belas Artes chama atenção pela beleza das obras em Franca

1005

Com vernissage que aconteceu na sexta-feira, 28 de abril, na Casa da Cultura e do Artista Francano, teve início o 33º Salão Abril de Belas Artes, com pinturas belíssimas que encantaram os mais de 180 convidados e expositores presentes.

Os dirigentes da Casa da Cultura, órgão ligado à FEAC – Fundação para o Esporte, Arte e Cultura de Franca – e responsável pela organização do evento, inovaram em várias frentes. Primeiro, em abrir a mostra para artistas de várias partes do país. Segundo, em homenagear artistas francanos como o poeta Carlos Assunção (que em sua fala declamou lindo poema de sua autoria) e o pintor Hélio Tasso, que expõe no Salão algumas de suas obras. Em terceiro, arrepiou os presentes ao recebê-los no Salão da Pinacoteca –  com lindas melodias apresentadas pela Cia Coral Enrico Nery. Mas, o melhor, se é que se pode identificar o que ficou melhor na Vernissage, é a própria exposição. As obras impressionam pela beleza e qualidade técnica apresentada sob a sensibilidade, cinzel, lápis e pincel dos artistas expositores.

Engrandecendo a noite cultural, além da presença de boa parte dos artistas expositores, a abertura contou com os homenageados Carlos Assunção e Hélio Tasso e do grande músico e violonista francano Diego Figueiredo.

Do estado de São Paulo estão expostas e foram premiadas, além de Franca, obras de São Paulo (Capital), Santo André, Pindorama, Jaboticabal, Rio Claro, Ribeirão Preto, Marília e Guarulhos. De outros estados, obras de Porto Alegre/RS, Sacramento e Uberlândia, ambas de Minas Gerais, também foram premiadas.

Segue abaixo o nome dos artistas premiados. Na sequência, seguem o nome do prêmio, o nome do artista vencedor, o nome da obra e o nome da cidade do artista.

1º Prêmio – Relógio do Sol –  Roberto Zanin / Sítio Solidão / Franca – SP.

2º Prêmio – Três Colinas – Carmelo Gentil / Conjunto / Santo Andre – SP

3º Prêmio – Athenas da Mogiana – Adriano Padilha / Conjunto / Pindorama – SP 

4º Prêmio Menção Honrosa  – Jesser Valzacchi / Um Momento no Tempo  – Jaboticabal – SP. 

Menções com certificados

Menção Honrosa  – Antonio Andreolli / Esculturas – Rio Claro – SP. 

Menção Honrosa  – André Mauricio / Pintura – Uberlândia – MG.  

Menção Honrosa  – Beto Candia / Desenho – Ribeirão Preto – SP 

Menção Honrosa  – Paulo Tosta – MG. 

Menção Honrosa  – Marilesi Almeida / Pintura – Sacramento – MG. 

Menção Honrosa  – Alisson Mazoni / Pintura – Marília – SP. 

Menção Honrosa  – Marcilio dos Santos / Desenho – Guarulhos – SP. 

Menção Honrosa  – Elizabeth Laky Gatti / Aguarela – Porto Alegre – RS.

O 33º Salão Abril de Belas Artes acontece até dia 29 de Maio, no Salão da Pinacoteca Municipal, localizada na Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento. De segunda a sexta-feira, das  9h às 18h e aos sábados das 9h às 15h – Rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531 – Centro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here