Receita para o Natal: Filé Flambado com Whisky Defumado

886

 O Cão Engarrafado

Natal é sempre aquela mesma coisa. Lombo de porco, farofa com uva passa, refrigerante de dois litros, tios inconvenientes, piada do pavê. Passar calor no sofá, enquanto tenta equilibrar entre suas coxas um prato de alguma coisa que seria perfeita no inverno – mas talvez, inconvenientemente temperada para nosso verão tropical.

Sabendo disso, resolvi que protagonizaria um pequeno ato de rebeldia passivo-agressivo no último ano. Levei para a festa da minha família um prato que eu havia feito. Simplesmente o coloquei lá, junto dos outros, e esperei o resultado. Que, para minha estupefação, foi um sucesso absoluto.

Como não poderia deixar de ser, o prato leva whisky. Aprendi a prepara-lo durante minha primeira viagem à Escócia, em um famoso restaurante de um hotel com campo de golfe. Não foi exatamente fácil, mesmo porque minha habilidade culinária não passa de honesta. Mas depois de algumas tentativas – e pequenas queimaduras – consegui reproduzir em casa.

A receita abaixo funciona para duas pessoas. Quando fiz o prato que foi fotografado, preparei também um risoto de limão siciliano com Famous Grouse. Vou ensinar os dois aqui. Mas você pode substituir por qualquer acompanhamento que quiser.


FILÉ FLAMBADO DE ISLAY

PARA A CARNE

INGREDIENTES

  • 4 medalhões de filé mignon altos.
  • ½ tablete de manteiga de 200g
  • Uma caixa de 100ml de creme de leite
  • Pimenta rosa em grãos
  • Pimenta do reino em grãos
  • 3 doses (150ml) de whisky defumado (pode ser Ardbeg 10Laphroaig Quarter Cask, Johnnie Walker Double Black ou qualquer coisa que seja bastante defumada)
  • Sal grosso ou sal rosa.

PREPARO

  1. Tempere a carne. Eu usei só sal grosso. Mas você pode usar sua criatividade.
  2. Em um recipiente coloque a manteiga. Espere até que derreta. Em seguida, coloque o creme de leite e 1 (uma) dose de whisky. Coloque as pimentas rosa e do reino. Vá mexendo até que a mistura fique homogênea. Deixe o fogo baixo. Ela vai reduzir enquanto você prepara a carne.
  3. Unte uma frigideira com manteiga e coloque em fogo baixo. Quando a frigideira estiver quente, coloque os medalhões e espere alguns segundos. Vá olhando a parte de baixo dos medalhões.
  4. Quando ficar selado (é selado, não carbonizado) despeje o whisky. Bastante. Dê uma mexidinha na panela. Cuidado – vai sair uma labareda gigante. Tire coisas inflamáveis do entorno.
  5. Quando os bombeiros já tiverem chegado ou quando o álcool tiver evaporado completamente (o fogo terá apagado), vire a carne e sele – não torre – o outro lado.
  6. Quando a carne estiver quase pronta, despeje ainda na frigideira um pouco (uma colher de sopa do molho para cada filé) e adicione um pouco mais de pimenta rosa.
  7. Pronto pode servir. Se for preparar o risoto, minha sugestão é que o faça primeiro, e deixe para preparar a carne quando ele já estiver quase pronto. A preparação do filé é bem rápida.

PARA O RISOTO

INGREDIENTES

  • 1 Cebola picada, bem fino.
  • ½ tablete de manteiga de 200g (ou seja, 100g de manteiga)
  • 2/3 de um saco de arroz arbóreo de 1kg
  • 3 litros de agua
  • 1 caldo de galinha
  • 1 pote de requeijão
  • Queijo ralado a gosto
  • Suco de 2 limões sicilianos
  • 1 pitada de noz moscada

PREPARO

  1. Em um recipiente despejar a água e aquecer até ferver. Colocar o caldo de galinha na água fervente. Manter essa mistura em fogo baixo durante toda preparação do risoto
  2. Em outra panela, colocar a manteiga até derrete-la e a cebola e cozinhar em fogo baixo até que a cebola fique dourada.
  3. Em seguida, despeje o arroz nessa panela e mexa bem, cozinhando em fogo baixo, até que os grãos fiquem transparentes. Vá despejando com uma concha a água com caldo de galinha da outra panela nesta, enquanto o arroz cozinha.
  4. Após mais ou menos três conchas e a água evaporar, coloque o requeijão, a noz moscada e a pimenta do reino. Mexa até ficar homogêneo. Em seguida, coloque o creme de leite, o whisky e o sumo do limão.
  5. Vá colocando mais água com caldo de galinha até que o arroz fique no ponto certo. Tome cuidado para não colocar água demais.
  6. Sirva no prato e decore com raspas de limão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here