
O Google fez um levantamento sobre o ano das empresas de telecomunicação brasileiras na Busca em 2017. Entre os insights, a procura no segmento móvel teve aumento de 22%, enquanto o segmento residencial teve alta de 19%, se comparado a 2016.
Confira abaixo mais alguns destaques do Google:
- Vídeo on Demand (VOD) ganhou relevância em 2017 se comparado à TV por assinatura. As buscas por TV por assinatura cresceram 1% enquanto VOD tiveram aumento de 85% no mesmo período.
- O usuário está mais criterioso em relação à sua banda larga: as buscas por sites que mensuram a velocidade da internet tiveram crescimento de 16%.
- O aumento de base pós-paga e redução da base pré-paga também estão sendo notados nas buscas, visto que as da modalidade “controle” e dos planos “pós-pagos” crescem num ritmo mais acelerado que as de planos pré-pagos (64% e 62% vs 22%, respectivamente)
- O consumidor também está interessado nos Serviços de Valor Agregado (SVAs), como TIM Music, Claro Vídeo, Vivo Kantoo ou Oi Pontos. O crescimento de buscas foi de 68% se comparado a 2016.
- Buscas pelo relacionamento digital entre as telecoms e os consumidores, por exemplo,o “Minha Net”, “Minha Oi”, “Meu TIM”, “Meu Vivo” e “Minha Claro”, também tiveram crescimento constante no ano passado – 50% superior.
Veja ainda destaques das marcas em 2017:
Vivo – Marca mais buscada na indústria como um todo
Destaques da marca:
- “Vivo Fibra” – alta de 50% no volume de buscas
- “Planos Família” – alta de 171% no volume de buscas
NET – Marca mais buscada no segmento residencial
Destaques da marca:
- Vídeo on Demand – Net Now teve 50% no share de buscas em 2017
- “Combo” foi a categoria mais associada a NET, com 62% de share de buscas
Claro – Marca com maior aumento de buscas no segundo semestre de 2017
Destaques da marca:
- Na categoria de planos pré-pagos, a Claro foi a operadora que teve o maior aumento no volume de buscas, 36% no ano passado
- Os serviços “Claro Música” e “Claro Vídeo” são os segundo e terceiro termos que mais cresceram no segmento móvel
Oi – Marca com maior crescimento de interesse do primeiro semestre no segmento residencial
Destaques da marca:
- Customer Care – Minha Oi e Técnico Virtual figuraram entre os termos de buscas que mais cresceram em 2017
- A recarga da Oi foi a que mais teve crescimento de buscas no ano passado – aumento de 49% no volume.
TIM – Marca que mais cresceu no segmento móvel em 2017
Destaques da marca:
- Tim Black foi o principal tópico de interesse da marca, aumentando o volume de buscas na categoria pós da TIM em 156%
- Nos planos na modalidade “controle”, a TIM foi a marca que mais cresceu nas buscas – 115% em 2017.