Armazém Baixada apresenta show de 40 anos da Banda Black Rio

1086

A Banda Black Rio completou em 2017 os 40 anos do seu primeiro disco, “Maria Fumaça” e a celebração dessa data veio em forma de uma turnê comemorativa com tudo o que precisava ter: a fusão de funk, soul, jazz e samba que lhe garantiu lugar de destaque na música brasileira e internacional.

O show de comemoração desses 40 anos conta com o frontman Jadiel Oliveira – considerado um dos melhores intérpretes da Black Music dos últimos anos – e já passou por casas do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Florianópolis. O show, que entra agora em sua fase final, conta com um setlist cheio de hits autorais que fazem o público dançar e cantar juntos. O álbum de estreia foi lançado em 1977 com “Maria Fumaça”, tendo o saxofonista Oberdan Magalhães – pai de William – à frente da banda. A faixa-título do álbum atingiu um estilo único, tornando-se um marco da música instrumental brasileira. Como tema de abertura da novela Locomotivas, da TV Globo, o sucesso veio rapidamente.

Em 1978 foi lançado “Gafieira Universal”, seguido do álbum “Saci Pererê” (1980), em que a faixa-título é uma composição de Gilberto Gil. Nessa época, a Black Rio foi comparada a bandas como Kool and the Gang e Earth, Wind and Fire, inovadoras do black-pop. A BBR também participou do projeto “Bicho Baile Show” (1977), de Caetano Veloso. O músico baiano procurava uma banda de peso para dar um ritmo dançante ao seu show, e todos os caminhos levaram à Black Rio. A trajetória da BBR foi interrompida em 1984, com a morte de Oberdan, e retomada em 2000 por William Magalhães, que é produtor musical, pianista e arranjador. A decisão de trazer a BBR de volta veio após William observar a influência da banda em artistas internacionais e de ver o primeiro vinil à venda em Londres.

O primeiro álbum dessa nova fase, “Movimento” (selo Regata), trouxe um som mais encorpado e ampliou o espaço para os vocais, mostrando a atualização aos novos tempos sem abandonar a estética original. Para isso, William precisou estudar como Oberdan e os demais integrantes da BBR chegaram àquela fusão única de ritmos suingados. São destaques deste álbum, que tem direção vocal de Cassiano, o hit Carrossel e Magia do Prazer. O último álbum de inéditas, “SuperNovaSambaFunk”, saiu em 2011, com participações de nomes de peso como Seu Jorge, Mano Brown, Elza Soares, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Serviço:

40 anos de Black Rio no Armazém Baixada.

Data: 27/01/2018, sábado, às 22h

Endereço: Rua Duque de Caxias, 141 – Centro – Ribeirão Preto/SP

Ingressos: de R$ 15 a R$ 25

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here