“Amanhã” documentário sobre temas ambientais e sociais chega aos cinemas brasileiros

Amanhã documentário sobre temas ambientais e sociais, chega aos cinemas brasileiros e inspira mesa-redonda no Festival Varilux de Cinema Francês 

Vencedor do César, o Oscar do cinema francês, na categoria de melhor documentário, “Amanhã” já tem data para chegar aos cinemas do Brasil. Com direção de Cyril Dion e Mélanie Laurent, a obra foi vista por mais de um milhão de espectadores na França e integra a programação do Festival Varilux de Cinema Francês, entre 7 e 21 de junho, em mais de 55 cidades brasileiras. A dupla viajou por dez países para retratar pioneiros que pensam novas formas de trabalhar com agricultura, energia, economia, democracia e educação. No dia 10, às 16h, no Rio, a exibição do filme será seguida de uma mesa-redonda com a participação de profissionais que atuam nas áreas dos temas abordados no filme.

A exibição seguida de discussão acontece no Cine Odeon, com entrada gratuita aberta ao público. A curadoria dos convidados especializados em cada tema é de Manuela Yamada, da ColaborAmérica. Já estão confirmadas as presenças de Andre Nahur, da WWF – Hora do Planeta (Energia); Thiago Vinícius, da Agência Popular Solano Trindade (Economia); Rafael Rezende, do laboratório de ativismo da UFRJ (Democracia); e José Francisco de Almeida Pacheco, criador da Escola da Ponte, de Portugal, que atualmente vive no Brasil e, entre outras atividades, é Diretor Pedagógico da Ecohabitare desenvolvendo projetos com foco na criação de comunidades de aprendizagem. A mesa-redonda contará com a mediação da facilitadora Vanessa Moutinho, da Fértil.

“Amanhã” foi visto por mais de 1 milhão de pessoas somente na França e lançado em mais de 30 países, tornado-se um fenômeno social. No Brasil, tem distribuição da Bonfilm, que também é realizadora o Festival Varilux de Cinema Francês.

Outras oito cidades já têm sessões confirmadas* do “Amanhã” com realização de mesa-redonda após a exibição. São elas:

São Paulo – 19 de junho, às 19h, no Auditório da Aliança Francesa.
Florianópolis – 12 de junho, às 19h, no Auditório Fundação Bradesco
Belo Horizonte – 14 de junho, às 16h, no Cine Santa Tereza.
Recife – 16 de junho, às 19h30m, com Catarina Andrade – doutora em comunicação e especialista do cinema francês – no Auditório André Malraux da Aliança Francesa.
Duque de Caxias – 21 de junho, às 19h, na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBEF
Fortaleza – 20 de junho, às 10h, no Auditório Porto Iracema das Artes
Brasília – 14 de junho, às 10h, no Cine Brasília
Porto Alegre – 13 de junho, às 19h, na sala Redenção na UFGS.

 * até a finalização desta nota.

SERVIÇO DO EVENTO NO RIO

Exibição do filme seguido de bate-papo com especialistas nos temas abordados no documentário: alimentação, energia, economia, democracia e educação

Data: 10/6/2017 (sábado)

Hora: sessão às 16h, seguida de mesa-redonda
Entrada franca: Ingressos para a exibição e participação do debate serão distribuídos com uma hora de antecedência (sujeito à lotação da sala por ordem de chegada)
Capacidade: 550 lugares

O FILME – AMANHÂ (DEMAIN)

2015 – Documentário – 1h 58min

de Cyril Dion e Mélanie Laurent (2015)
Com Mélanie Laurent, Pierre Rabhi e Olivier de Schutter
Distribuição no Brasil: Bonfilm

Sinopse

E se mostrar soluções e contar histórias que nos fazem bem fosse a melhor maneira de resolver as crises ecológicas, econômicas e sociais que atravessam os países?

Depois da publicação de um estudo que anuncia o possível desaparecimento de uma parte da humanidade até 2100, Cyril Dion e Mélanie Laurent viajam ao redor do mundo com uma pequena equipe de filmagem, buscando compreender o que pode causar esta catástrofe e, sobretudo para entender como evitá-la. Durante a viagem, eles encontram pioneiros que reinventaram a agricultura, energia, economia, democracia e educação. Ao ir a fundo dessas iniciativas positivas e concretas que já funcionam, eles começam a ver crescer o que pode vir a ser o mundo do amanhã.

Trailer

 

Mais informações em: www.variluxcinefrances.com

 

Carregar mais Cinema

Deixe uma resposta

Veja também

Make U Sweat e Jetlag lançam música e clipe com Tiago Abravanel

Versão oficial de “Não Quero Dinheiro”, de Tim Maia, promete ser um dos grandes sucessos d…