Sommeliers de cerveja agora podem participar de um núcleo exclusivo na Abracerva

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Coordenado por Marta Ibañez, o grupo tem, entre outros objetivos, a visibilidade à profissão e a criação de uma rede de contatos sólida entre os profissionais. Já é possível se associa

Mais uma novidade com o objetivo de fomentar o setor cervejeiro no Brasil está sendo lançada pela Associação Brasileira das Cervejarias Artesanais (Abracerva). O Núcleo de Sommeliers da entidade pretende reunir os profissionais que atuam como um elo entre as cervejarias e o consumidor em um espaço único de debate, fomento e valorização.

O grupo é coordenado por Marta Ibañez, sommelier de cervejas pela Escola Superior de Cerveja e Malte que atua em Brasília (DF). Para participar, é necessário ser associado da Abracerva. É possível fazer o cadastro no link http://app.associatec.com.br/AreaAssociados/abracerva, tanto como pessoa jurídica quanto como pessoa física.

O sommelier, de acordo com Marta, cumpre perfeitamente o papel de mediador entre os vários agentes do meio. “Por isso a troca de informações, a capacitação e o fortalecimento desta categoria é tão importante para a democratização da bebida artesanal no Brasil. Nós queremos estreitar a relação entre o consumidor e a cerveja artesanal e, para isso, precisamos estar unidos, fortalecidos e preparados. É esse o objetivo do Núcleo”, comenta.

Entre os focos de trabalho do grupo estão ainda a promoção da participação dos sommeliers em eventos e festivais, a aproximação com jurados de concursos nacionais e internacionais para capacitação destes profissionais e a sistematização de uma rede de contatos.

A valorização do papel do sommelier é outra bandeira defendida por Marta. “Queremos, através da comunicação, que a profissão seja reconhecida. Também estreitar o debate sobre um possível projeto de lei que vise a regulamentação da atividade”, destaca.

Carlo Lapolli, presidente da Abracerva, diz que a diretoria entende que o Núcleo de Sommeliers é um importante passo para todo o mercado. “Ao destacarmos a função de cada profissional envolvido, vamos mostrando ao consumidor a seriedade do segmento e como levamos a qualidade da cerveja a sério”, comenta. “Por isso, é fundamental que o mercado se una num forte movimento colaborativo e se associe o mais breve possível”.

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