Senac apresenta exposição itinerante Objetos do Cotidiano

As peças do arquiteto Ricardo S. Barbosa, aliam arte e tecnologia e são inspiração para alunos e demais interessados em fotografia e computação gráfica; Visitação gratuita 

Fotografia, aliada à tecnologia e sobreposições de formas e cores, transforma objetos comuns em arte nas mãos do arquiteto Ricardo S. Barbosa. O resultado dessa experiência deu origem à exposição Objetos do Cotidiano, que tem abertura oficial para convidados com bate-papo mediado pelo artista, em 3 de abril, das 19h30 às 20h30, no Senac Ribeirão Preto – a mostra fica aberta ao público de 4 a 28 de abril. Itinerante, ela segue para as unidades Santana e Tatuapé, na capital.

Objetos comuns, que muitas vezes nem notamos, tornam-se fascinantes quando mostrados de forma inusitada por meio das obras do artista. Seu primeiro passo foi fotografar grupos de peças semelhantes, dispostas aleatoriamente, sempre com fundo escuro, dando sensação de infinito. Após estudos e técnicas de manipulação de imagens digitais, um minucioso processo de composição de cores e elementos em escala deu origem à série, que une arte e tecnologia.

Óculos, pincéis, tintas, rolhas, pregadores e relógios viraram objetos de arte por meio de um trabalho que instiga o observador a descobrir as formas atraentes desses itens até então banais.

Influências – a inspiração para a mostra Objetos do Cotidiano surgiu da observação das obras de M. C. Escher, que entrelaçava figuras de pássaros, peixes, répteis e humanos, sempre respeitando as regras geométricas do desenho. “Hoje, é mais fácil manipular imagens no computador para combinar objetos em sequência, mas Escher criava suas obras entalhando madeira ou esculpindo pedra para litografia. ”, explica o artista. Foi o que Ricardo fez nessa série: aliou arte e tecnologia.

Para o Senac, que possui um rico portfólio de cursos de fotografia e computação gráfica, apresentar a exposição é uma maneira de ampliar o repertório de seus alunos e visitantes, bem como de inspirá-los com as composições do artista, que mistura fotografia, colagem e manipulação digital.

A exposição Objetos do Cotidiano é gratuita e voltada aos interessados no tema. Para mais informações, consulte o Portal Senac: www.sp.senac.br/ribeiraopreto

Sobre o artista – Ricardo S. Barbosa é arquiteto e urbanista. Ele nasceu em Ribeirão Preto e mora em São Paulo. É autodidata e domina diversas técnicas e temas, do geométrico ao orgânico, além de sua peculiar observação do cotidiano das pessoas.

Exposição itinerante Objetos do Cotidiano

Local: Senac Ribeirão Preto – de 4 a 28 de abril.
Senac Santana– de 8 a 31 de maio.
Senac Tatuapé – de 19 de junho a 14 de julho.
Horário: 8 às 21 horas
Mais informações: www.sp.senac.br/ribeiraopreto

Carregar mais Arte

Deixe uma resposta

Veja também

Hilda Hilst é a homenageada da Flip 2018

Festa Literária, que acontece de 25 a 29 de julho, abre também seu programa de patronos 20…