Planos de negócios inovadores saem do papel e se transformam em realidade para alunos do Senac

Competição Empreenda – Senac estimula estudantes de toda a rede a criar projetos que ganham corpo no mundo do trabalho; instituição premiou 12 iniciativas entre 5.297 inscritos em sua 10ª edição

 

Com o objetivo de estimular a formação de cultura empreendedora e inovação, o Empreenda – Senac tem permitido aos alunos de todas as modalidades de ensino a tirar do papel ideias inovadoras que, hoje, ganham corpo no mundo do trabalho. Em sua 10ª edição, a competição envolveu mais de 5 mil alunos e recebeu 1.713 projetos, dos quais 12 foram premiados. Essas iniciativas apresentam novos formatos de negócios que conversam com demandas de mercado cada vez mais urgentes.

 

É o caso do projeto vencedor na categoria pós-graduação, o HOTD – Have Options to Dress, que é um clube on-line de assinatura de aluguel de roupas. Carlos Alberto da Silva e Pedro Martins dos Santos, alunos da pós-graduação em Gestão Estratégica da Inovação do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, já colocaram em prática seus planos. A empresa começou suas atividades em novembro, com projeção de novas parcerias. “O Empreenda – Senac contribuiu para colocarmos a ideia no papel de forma estruturada e, consequentemente, torná-la realidade. Agora, estamos em busca de parceiros para o aumento de assinantes da plataforma”, contam.

 

De acordo com Marina Sierra de Camargo, coordenadora da área de empreendedorismo do Senac São Paulo, os alunos da instituição estão cada vez mais engajados na criação de planos de negócios em consonância com o mercado. “O Senac acredita que estimular posturas empreendedoras contribui para a construção de uma sociedade de oportunidades, na qual o indivíduo assume o papel de inovar, criar e realizar seus próprios projetos de vida. Vencedores da competição ou não, muitos de nossos alunos aproveitaram o espírito e tiraram do papel ideias que hoje ganham corpo no mundo do trabalho”, afirma.

 

Uma década de engajamento – ao longo de 10 anos, o Empreenda – Senac reuniu mais de 33 mil alunos participantes, aproximadamente 12 mil ideias e mais de 3 mil planos de negócios que refletem o estímulo e a difusão dos conceitos de empreendedorismo de forma prática.  O engajamento dos estudantes, segundo Marina, ocorre tanto nas modalidades presenciais quanto a distância.

 

O primeiro lugar na categoria graduação, ficou com os alunos do curso de graduação a distância em Licenciatura em Pedagogia, Sergio Yamasaki e Mariana Muniz Nazima, que se destacaram com a apresentação de uma plataforma de aprendizagem colaborativa chamada Q Aula.

 

A iniciativa, segundo Mariana, tem o objetivo de promover a construção do conhecimento horizontal, por meio do compartilhamento de experiências educacionais entre professores e escolas. “Vencer o Empreenda – Senac nos encorajou a colocar a mão na massa e buscar parceiros e investidores que acreditem em nossa ideia. Já iniciamos conversas com algumas empresas e estamos confiantes”, complementa.

 

O Empreenda – Senac – destinado para todos os alunos dos programas Aprendizagem e de Educação para o Trabalho, de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, na qual os inscritos, em categorias, participam de um processo de avaliação. A primeira etapa desse ano teve início abril, com a elaboração da ideia, passando pelo desenvolvimento do plano de negócios e, finalmente, a apresentação do projeto e premiação, em novembro. As ideias inovadoras são contempladas com visitas a centros nacionais considerados referência em empreendedorismo e intercâmbios no exterior.

 

Empreendedorismo no Senac – no Senac São Paulo, o empreendedorismo é um modo criativo e inovador de pensar e agir com relação a oportunidades para a geração de valor individual e coletivo. Trata-se de um conceito mais amplo do que apenas o de iniciar ou gerir um negócio próprio: é a atitude inovadora do profissional ao agir no seu ambiente, identificar oportunidades e criar iniciativas diferenciadas, como uma nova empresa, uma iniciativa social ou sugerir e operar transformações em uma organização. Dessa forma, a instituição investe na cultura e na experiência empreendedora dentro de suas salas de aula, fomentando-a também por meio de ações e eventos realizados ao longo do ano.

 

Para conferir o portfólio de cursos da instituição voltados ao empreendedorismo, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/empreendedorismo.

Carregar mais Empreendedorismo e Negócios

Deixe uma resposta

Veja também

Lollapalooza Brasil anuncia o primeiro Side Show de 2018

O Rio de Janeiro receberá Imagine Dragons, dia 22 de março, no Km de Vantagens Hall RJ Plu…