Planejamento estratégico busca potencializar ações do Supera Parque

Com consultoria da Illuminant, o objetivo é colocar Ribeirão Preto entre as cidades mais inovadoras do mundo

 

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia está realizando, desde o início do ano, seu planejamento estratégico com objetivo de posicioná-lo como agente de atração de investimentos voltados para o empreendedorismo e à inovação em Ribeirão Preto. O planejamento é realizado pela consultoria Illuminant, que visa potencializar as ações do Parque, conquistando parcerias estratégicas e ampliando sua oferta de serviços remunerados.

Quem faz a mediação é Wagner Carvalho, que explica que o grande objetivo do Parque é devolver para a comunidade os benefícios de ser um polo de inovação, empreendedorismo e tecnologia. “Por isso, a importância de passar pelo planejamento estratégico, envolvendo todas as unidades de negócio, definindo os focos de atenção e qual é o caminho que devemos seguir para alcançar os objetivos”, diz.

Nas sessões iniciais, foram analisados os modelos de todas as unidades de negócio do Supera Parque, o que inclui o Parque Tecnológico, a Incubadora de Empresas, o Centro de Tecnologia, o Núcleo de Inovação Tecnológica e os Arranjos Produtivos Locais. “Pensamos em estratégias de atuação para os próximos anos, levando em consideração a análise dos diferenciais,  dos riscos das operações e do potencial de inovação dos serviços oferecidos”, explica o consultor.

Como resultado das reuniões, foram desenvolvidos macros projetos que irão mostrar como o Supera Parque irá atender os direcionadores estratégicos para alcançar os seus objetivos. Entre esses objetivos, estão: a ampliação da base de clientes, da base de incubados, da base de mentores e também do portfólio de serviços. “Os macros projetos serão refinados e otimizados no Planning Sprint, evento colaborativo que acontecerá no mês de outubro, reunindo profissionais de diversas áreas e representantes da sociedade civil para pensar o futuro do Parque”, enfatiza.

Wagner Carvalho explica que o planejamento estratégico será permanente e deve influenciar em outras ações que visam colocar Ribeirão Preto como uma das cidades mais inovadoras do mundo. “A estratégia é um exercício contínuo, um caminho sem volta na cultura da organização. Sabemos que a maior parcela de venture capital do mundo é destinada às cidades mais inovadoras e, também, que este investimento eleva, significativamente, o PIB dessas cidades, direta ou indiretamente.  Reconhecidamente, o Supera é uma das organizações brasileiras mais bem preparadas para ampliar e consolidar as ações ligadas ao fomento do empreendedorismo inovador. Manter investimentos sistemáticos em suas iniciativas significará, sem dúvida alguma, a geração de dezenas de milhões em tributos – e muitos empregos, possibilitando que o poder público reverta esses ganhos para a população”, finaliza.

 

Supera Parque

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 63 empresas instaladas no Parque, sendo: 43 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 15 empreendimentos no Centro de Negócios e 5 na aceleradora SEVNA Seed.

Carregar mais Empreendedorismo e Negócios

Deixe uma resposta

Veja também

Startup Grind chega a Ribeirão Preto

Evento de lançamento acontece no dia 30 de novembro no hotel Transamerica Prime A Startup …