Pesquisa mapeia hábitos e comportamentos do consumidor de cultura pop no Brasil

1134

Levantamento feito pelo Omelete Group e Ibope CONECTA revela o perfil do público de entretenimento e cultura pop no Brasil

Essa é a quinta edição da pesquisa, que contou com mis de 9 mil participações

Mercado de nicho: assim eram chamados os negócios voltados ao público de cultura pop e entretenimento no Brasil até bem pouco tempo. Mas cada vez menos esse termo vem sendo utilizado para definir esse consumidor que também é chamado de geek, ou, em alguns casos, nerd. Eles têm ganhado mais espaço a cada dia e a procura por conteúdo de cultura pop nunca foi tão grande.

Prova disso são as mais de 227 mil pessoas que passaram pela quarta edição da CCXP (Comic Con Experience), que aconteceu entre os dias 07 e 10 de dezembro, em São Paulo, posicionando o Brasil como um dos maiores mercados de cultura pop no mundo.

O Omelete Group e o Ibope CONECTA se juntaram por mais um ano para realizar a quinta edição da Geek Power, pesquisa que mapeia os hábitos e o perfil desse consumidor.

Confira:

A maior parte do fã de entretenimento tem de 22 a 39 anos (66%), mora no Sudeste (60%), tem ensino superior completo, pós-graduação, mestrado ou doutorado(52%) e tem renda familiar entre 2 e 15 salários mínimos (26%). A maioria é homem (83%), com um pequeno avanço das mulheres em relação a 2016, quando eram 15%, contra as 17% de agora.

Multitela

A pesquisa revelou que esse público é cada vez mais multitela, ou seja, usa mais de um dispositivo ao mesmo tempo para consumir conteúdos. Enquanto assistem à TV, 71% também usam o celular para jogar ou trocar mensagens. Na TV, o conteúdo mais consumido são os filmes (61%). No celular, a preferência ficou com a música (63%) e no desktop ou notebook, os geeks preferem ler notícias (45%).

Ainda sobre consumo de TV, o canal aberto mais assistido pelos entrevistados é a Globo com 12% de predileção seguida por SBT, 9%, e Band, 5%.

Dos programas mais assistidos, o MasterChef, da Band, aparece na liderança pelo segundo ano consecutivo com 28% da predileção. Na segunda colocação ficou futebol(18%), seguido pela série Todo Mundo Odeia o Chris, que teve 15% dos votos. Eles são seguidos por Oscar, 13%; Globo Esporte, 10%, Altas Horas, 9%; Tá No Ar, 8%;Fantástico, 7% e Tela Quente, 4%.


MasterChef (Divulgação/ Band)

NET lidera entre as operadoras de TV com 31% dos votos, seguida por Sky, 16%; Vivo, 10%. 32% não têm nenhum serviço pago de TV. Houve um aumento de 2% em relação ao ano passado das pessoas que declararam não ter assinatura de nenhuma operadora.

Na TV fechada, o pódio de canais prediletos ficou com HBO (63%), Warner (55%) e Telecine (47%).

Marvel x DC

Entrando no mundo dos quadrinhos e cinema, a DC Comics leva a melhor com o super-herói preferido. Batman aparece no lugar mais alto do pódio desde a primeira edição da pesquisa, em 2013. Em 2017, ele foi escolhido por 29% do público. O universo Marvel faturou o segundo e terceiro lugares com o Homem-Aranha (12%) e Ms. Marvel (8%).

Homem de Ferro (Marvel) aparece apenas na quarta colocação com 6%, diferente do seu intérprete, Robert Downey Jr, que também tem a preferência do público como ator predileto desde o primeiro levantamento do Omelete. Em 2017, ele foi votado de 9% do público.


Homem de Ferro (Divulgação/ Marvel)

Entre os leitores de quadrinhos, as séries do Batman (DC Comics) aparecem em primeiro lugar com 24% dos votos. Os Vingadores (Marvel) ficou em segundo lugar, com 8% da preferência.

Quando perguntados sobre as franquias preferidas no cinema, a Marvel aparece em segundo lugar (18%), perdendo apenas para Star Wars (21%). DC é citada na lista com Batman em quinto lugar (6%).

Sobre os filmes mais esperados em 2018, a Marvel sai em disparada nos três primeiros lugares: 72% querem ver Vingadores: Guerra Infinita, 30% esperam porDeadpool 2, enquanto 26% aguardam por Pantera Negra. A DC Comics, que em 2018 só vai lançar o filme do Aquaman, teve votos de 23% do público.


Pôster oficial Vingadores: Guerra Infinita (Divulgação/ Marvel)

Preferências no telão

No posto de melhor atriz de cinema, uma mudança após três anos. Com o sucesso de A Bela e a FeraEmma Watson (mais conhecida como a Hermione de Harry Portter) tomou o posto Scarlett Johansson (a Viúva Negra) na primeira colocação. Watson recebeu 13% dos votos, contra 9% de Johansson, empatada com Jodie Foster. A atriz com mais indicações ao Oscar de todos os tempos, Meryl Streep, aparece com 8% dos votos.


Emma Watson (Neilson Barnard/Getty Images)

Leonardo DiCaprio (7%) e Tom Hanks (5%) aparecem em segundo e terceiro lugares como atores preferidos, atrás de Downey Jr.

A tela dos cinemas ainda é a forma preferida para assistir a filmes com 69% dos votos. A segunda são os serviços de streamings de vídeo (13%), mais do que a TV, citada por apenas 3% do público. Houve uma pequena queda no número de pessoas que declaram fazer downloads ilegais de filmes, de 11% em 2016 para 8% em 2017. 75% do público preferem assistir a filmes com legenda.

Séries

Entre as séries mais aguardadas em 2018, Game of Thrones lidera com 59% dos votos. Num empate técnico, Stranger Things aparece com a mesma porcentagem, mas com 19 votos a menos no total. Em terceiro lugar, mais uma produção da Netflix: Demolidor ficou com 34% da preferência.


Game of Thrones (Divulgação/HBO)

Os dispositivos preferidos para assistir a séries são SmarTV e Desktop, ambos com 55%. O smartphone ou outro mobile aparecem com 30% da predileção.

Streamings e distribuidoras de conteúdo

Quando perguntados sobre qual distribuidora de conteúdo o público mais admira, The Walt Disney foi citada por 79%, apenas um ponto percentual à frente da Netflix(78%), em mais um empate técnico. A HBO completa o pódio com 44%.

Netflix aparece também na lista de streaming de vídeo. O serviço conquistou a primeira colocação com 91%, ultrapassando o Youtube, que foi votado por 80% do público. Em 2016, as posições eram invertidas – Youtube com 94% e Netflix com 88%. O terceiro serviço de streaming favorito é a HBO Go, com 13%. Em 2016, 4% disseram não usar nenhum serviço de streaming. Nesta edição da pesquisa, o número caiu para 3%.

Sobre streamings de música, o Youtube perdeu a liderança pela primeira vez para o Spotify. Eles aparecem com 29% e 49%, respectivamente. 3% dos votos foram para o Deezer e 10% disseram não usar nenhum serviço online para ouvir músicas.

Marcas do coração

A pesquisa também perguntou ao público quais são as marcas mais admiradas em vários setores.

Em eletroeletrônicos, a preferida é a Samsung (58%), seguida por Sony e Apple, ambas com 52% das citações. Chevrolet (18%), Fiat (15%) e Volkswagen (15%) são as montadoras de carro mais votadas. As operadoras de celular preferidas são Vivo (35%), TIM (30%) e Claro (21%)

Games

Os gamers também foram mapeados pelo levantamento. 78% dos entrevistados jogam algum tipo de game, sendo o PlayStation 4 o console mais usado por 33%. Sua versão anterior, o PlayStation 3, ficou com o segundo lugar (27%) e o concorrente Xbox 360 logo abaixo (26%). God of War (54%) é o game que as pessoas mais querem jogar no console em 2018, seguido de Spider-Man (39%) e Red Dead Redemption 2 (38%). Nos jogos de PC, o mais esperado é Star Wars, da Visceral Games (41%), seguidos por Far Cry 5 (38%) e Dragon Ball Fighter Z (31%).

Os games favoritos em smartphones foram Pokemon Go (42%), Clash Royale (26%) e Angry Birds 2 (19%).

A pesquisa Geek Power foi feita pelo Ibope CONECTA e as coletas foram realizadas no site do Omelete de 8 a 17 de novembro de 2017 em um montante de 9.471 entrevistas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here