Na última semana aconteceu em Ribeirão Preto o lançamento do livro e a palestra “De empreendedor para empreendedor”, de Henrique Croisfelts. O evento, que teve os ingressos esgotados, recebeu empresários e pessoas que pensam em empreender e buscam aprender com quem já trilhou parte do caminho.
Henrique respira empreendedorismo. É o pesquisador coordenador do projeto Multiverso Empreendedor, aprovado na FAPESP/PIPE, validou e aperfeiçoou o software MINDSS, em certificação pelo SAP Start-up Foccus. É membro do LIF Programme (Leaders in Innovation Fellowships) da Academia Real de Engenharia de Londres. Esta start-up tem por objetivo prover informações, ferramentas e cursos a empreendedores, sobretudo os de micro e pequenas empresas, auxiliando no processo de tomada de decisão partindo do conhecimento dos aspectos financeiros do seu negócio e alinhando a ações claras e específicas para o desenvolvimento de mercado, aumento de eficiência de equipes e redução de custos.
Além disso, está à frente de quatro empresas de diferentes áreas de atuação. É psicólogo, mestre e doutorando em empreendedorismo, foi supervisor de MBAs na área de Desenvolvimento Regional Sustentável e Sustentabilidade. Autor de livros de empreendedorismo, facilitador do seminário EMPRETEC – ONU / SEBRAE e CEO da startup MINDSS, um software de inteligência de negócios para pequenas empresas que ajuda o empreendedor a enxergar e conhecer sua empresa a fundo e tomar as melhores decisões na gestão financeira, comercial e operacional, a partir de informações precisas.
A palestra “De empreendedor para empreendedor” levou o mesmo nome do livro no qual Croisfelts é coautor. Trata-se de uma iniciativa de 12 facilitadores do Seminário EMPRETEC, desenvolvido pela ONU e aplicado em todo o Brasil pelo SEBRAE. Cada um dos autores escolheu um assunto de sua expertise e produziu um texto objetivo. Os temas do livro são complementares e abordam assuntos como características do comportamento empreendedor, importância do estabelecimento de metas e como estabelece-las corretamente, marketing para pequenas empresas, empreendedorismo na vida e na política, entre outros. “Com a crise econômica, recessão, impostos, é no empreendedorismo que muitos brasileiros estão encontrando a saída para viver com dignidade. Nada mais oportuno do que estimular, investir e valorizar o empreendedorismo no Brasil de hoje”, explica Croisfelts.