Festival Varilux de Cinema Francês 2019 já tem data marcada

939

NO ANO EM QUE COMEMORA 10 ANOS, O FESTIVAL ALCANÇA A MARCA DE UM MILHÃO DE ESPECTADORES

A maratona de filmes franceses de 2019 já está confirmada para junho. O Festival Varilux de Cinema Francês acontece de 6 a 19 de junho em todo país, trazendo para o público brasileiro a recente safra da cinematografia francesa. No ano em que completa dez anos, o Varilux irá ultrapassar a marca de um milhão de espectadores.

Nos últimos dez anos o Varilux conquistou o cinéfilo brasileiro. E não foram apenas os fãs, admirados das produções francesas. Mas também um espectador comum, interessado na diversidade cultural. O festival foi crescendo gradativamente em número de cidades, de salas de cinema e de público.

O Festival Varilux de 2010 foi realizado em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas de todas as idades. Os longas-metragens programados se destinam tanto a adultos quanto jovens e crianças.

A ampliação de locais, circuitos e público é resultado de parcerias fundamentais e duradouras para a Festival Varilux, realizado pela produtora Bonfilm. Além do patrocinador principal a Essilor/Varilux, estão o Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; a Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro; a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, as distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

A programação está sendo confirmada, mas na seleção de 2019 já destacam-se as seguintes produções:

Graças a Deus”(Grâce à Dieu), último filme de François Ozon. Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim esse ano – prêmio do júri -, tem como base uma história real que conduziu à condenação do cardeal francês Philippe Barbarin por seu silêncio sobre os abusos sexuais cometidos contra menores de idade por um padre de sua diocese. O filme estreou na França em fevereiro de 2019, apenas alguns dias antes do julgamento do Cardeal e suscitou muitos debates.

A animação “Astérix e o Segredo da Poção Mágica” (Asterix – Le Secret de la Potion Magique), de Alexandre Astier e Louis Clichy, verdadeiro fenômeno, que vendeu cerca de quatro milhões de ingressos na França. O público brasileiro já conhecia esse famoso personagem de quadrinhos – que se tornou um símbolo da resistência francesa à globalização – do Varilux de 2010, quando integrou à programação a animação “Asterix e o domínio dos Deuses”.

O ambicioso e espetacular filme histórico “A Revolução em Paris(Un Peuple et son Roi) de Pierre Schoeller, que retrata a gênesis da Revolução Francesa. Essa produção, que foi construída a partir de uma pesquisa de quase seis anos e custou 17 milhões de euros, reúne um elenco excepcional formado por nomes como Louis Garrel, Adèle Haenel, Izïa Higelin, Gaspard Ulliel, Laurent Lafitte, Olivier Gourmet e Denis Lavant, entre outros.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here