Educação empreendedora do Supera Parque impacta mais de 1 mil pessoas em 2019

289

Programa incentiva o desenvolvimento de atitudes e habilidades inovadoras e criativas nos participantes

Fomentar a educação empreendedora, desenvolvendo atitudes e habilidades que capacitem crianças, jovens e adultos a serem mais inovadores, criativos e empreendedores. Esses são alguns dos objetivos do programa Supera Educa, desenvolvido pelo Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto com apoio de parceiros e que, em 2019, impactou 1131 participantes.

Saulo Rodrigues, gerente da Supera Incubadora de Empresas de Base, explica que o programa nasceu da premissa de que o conhecimento e o aprendizado sobre empreendedorismo devem estar ao alcance das pessoas. “Desta forma, criamos uma rede de iniciativas que têm o objetivo de formar pessoas capacitadas para o mundo globalizado, para as relações atuais e para o século XXI”, diz.

Ele explica que, “como consequência da globalização e das novas tecnologias, estamos em um ambiente de constantes mudanças e desafios que requerem preparação específica”. Para ele, a educação empreendedora desenvolve habilidades necessárias para enfrentar esse contexto. “Ela é transformadora, incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de diversas habilidades”, enfatiza.

Em 2019, o programa atendeu 20 instituições de Ribeirão e região. Foram ofertadas oito oficinas de empreendedorismo para quase 300 participantes. “Foi uma experiência única de desenvolvimento pessoal e profissional ao dar espaço e confiança para que possamos ter autonomia para a cocriação e execução de projetos inovadores e que representam impacto positivo na sociedade”, explica Milton Barros, integrante do grupo Agrocare que participa em conjunto com o Supera Parque.

TRILHAS

O programa Supera Educa contempla ações em quatro diferentes modalidades: escolas, cursos, universidades e oficinas. São eles: Supera Marista; Projeto Visão Reflexiva; Aprender na Comunidade; Agronegócio nas Escolas; Empreende; Projete; Open Innovation – Universidade, dentre outros. Confira as principais ações desenvolvidas em 2019:

PROJETO VISÃO REFLEXIVA – Com o apoio do Supera, o Projeto Visão Reflexiva do artista plástico Zeppa Tudisco expos suas obras, ao todo são 45, na instituição podendo ainda ser visitada por crianças e adolescentes de escolas. Uma forma de apoiar e participar de ações para formação e conscientização no âmbito cultural e de sustentabilidade.

APRENDER NA COMUNIDADE: Uma parceria entre o Supera Parque, a Universidade de São Paulo, a Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o Departamento de Física da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto e a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto, na qual promove o interesse dos alunos das escolas públicas em temas da ciência, tecnologia e empreendedorismo.

AGRONEGÓCIO NA ESCOLA: O Supera Parque atua como parceiro apresentando startups do Parque que atuam no setor do agrotech. Além disso, oferece às escolas participantes do programa oficinas de empreendedorismo e robótica, contextualizando-os no segmento da agricultura.

OPEN INNOVATION – UNIVERSIDADE – Com uma metodologia baseada em projeto, o programa consiste em apresentar desafios aos participantes e dar suporte ao desenvolvimento de ideias. Propicia ações colaborativas para resolver problemas e criar soluções inovadoras.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here