Cursos extracurriculares ajudam profissionais no inicio da carreira

A consultoria Robert Half desenvolveu uma pesquisa com mais de 2,5 mil CIOs, que revelou que entre as habilidades mais valorizadas por esses profissionais estão o desenvolvimento de sites, aplicativos e jogos de videogame. Conhecimentos fora da área de TI, como matemática, por exemplo, também são muito valorizados. Para candidatos recém formados, de nível básico, algumas habilidades extras garantem pontos na hora da contratação.

Os dados da pesquisa destacam algumas áreas que aumentam o apelo de um candidato a emprego de nível básico: Desenvolvimento de site ou app (50%), desenvolvimento de jogos de videogame (24%) e participação em hackathons (17%).

Uma das iniciativas do Instituto TIM, o TIM Tec, oferece cursos nas categorias citadas na pesquisa, que segundo os entrevistados, daria aos candidatos uma vantagem na contratação. Cursos como Desenho de jogos, Introdução à linguagem de programação PHP, Lógica de programação, Publicação digital em dispositivos móveis, entre outros, são disponibilizados gratuitamente para qualquer pessoa interessada em uma especialização.

TIM Tec é uma iniciativa do Instituto TIM baseada no conceito MOOC (Massive Open Online Course): qualquer pessoa pode acessar a ferramenta pelo site e fazer os cursos gratuitamente. Ao mesmo tempo, TIM Tec é um software livre que pode ser usado por escolas, universidades, coletivos – cada instituição pode ter sua própria instalação, totalmente autônoma, da plataforma.

O software pode ser baixado, instalado, modificado e melhorado (desde que os programadores envolvidos conheçam sua linguagem). A plataforma e os cursos estão sendo compartilhados com as instituições da Rede e-Tec Brasil por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

Carregar mais Empreendedorismo e Negócios

Deixe uma resposta

Veja também

Endividamento das famílias é o menor desde janeiro de 2015

Boletim Ceper/Fundace mostra que inadimplência deve continuar caindo lentamente ao longo d…