​​Terceiro melhor sommelier de cervejas do mundo assume coordenação na ESCM

Rodrigo Sawamura ficou no pódio do Beer Sommeliers World Cup deste ano. Ele assumiu a coordenação dos cursos de sommelieria da Escola Superior de Cerveja e Malte, única instituição superior de cerveja da América Latina

A postura reservada de Rodrigo Sawamura esconde uma habilidade ímpar para avaliação de cerveja. Engenheiro de alimentos, chef internacional e mestre em estilos, ele ficou em terceiro lugar no Beer Sommeliers World Cup 2017. O resultado foi divulgado há algumas semanas e o consagra como o melhor sommelier de cervejas do Brasil.

Na volta pra casa, Rodrigo mudou também de área de atuação: assumiu, em novembro, a coordenação dos cursos de sommelieria e harmonização da Escola Superior de Cerveja e Malte, única instituição de ensino superior da América Latina especializada na bebida. A partir de agora, tanto os encontros na sede, em Blumenau (SC), quanto as turmas itinerantes que percorrem o país contam com o olhar dele.

Sawamura acredita que o crescimento da cerveja artesanal no Brasil torna necessária a profissionalização do segmento. “O papel do sommelier é avaliar as bebidas de uma maneira competente para estabelecer o elo com o consumidor e mostrar a ele todas as possibilidades que esse universo oferece. É um protagonista do mercado cervejeiro que precisa estar preparado para realizar a sua função”, comenta.

A primeira missão do sommelier foi a formatação do curso de Master em Estilos. Inédito na instituição e resultado da demanda do mercado, esta capacitação será anual e já teve processo seletivo encerrado para 2018.

O diretor da ESCM, Carlo Bressiani, diz que a presença de Sawamura traz ainda mais peso para os cursos da instituição, que são certificados pela Doemens Akademie, da Alemanha, uma das mais tradicionais escolas cervejeiras do mundo. “O nosso corpo docente é formado por professores que, além de uma respaldada formação teórica, ainda possuem vivências em diversas áreas. Termos um profissional como ele para fazer a gestão de todo esse conhecimento nos deixa ainda mais certos de que vamos entregar uma experiência única para os alunos”, diz.

O curso de Sommelier de Cervejas da ESCM está com inscrições abertas para o início de 2018. São 100 horas de aula concentradas em duas semanas, de 22 de janeiro a 3 de fevereiro. Já a capacitação de Harmonização com Cervejas tem 40 horas de aula e acontece de 15 a 19 de janeiro. Todas as informações estão em www.cervejaemalte.com.br.

Sobre a Escola Superior de Cerveja e Malte

Com mais de 4,5 mil alunos formados em três anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja é Malte é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na bebida da América Latina. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitas entidades do mundo.

São cerca de 90 cursos diferentes, em mais de 200 turmas já realizadas. Na sede, em Blumenau (SC), além das salas de aula estão disponíveis 8 laboratórios voltados para o ensino de cerveja. Parcerias com cervejarias da região garantem visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os cursos.

Carregar mais Cultura Cervejeira

Deixe uma resposta

Veja também

Lund MidSommar ganha lote sazonal para o Verão

Depois do sucesso do Verão passado, a Cream Ale Lund MidSommar está de volta! Um novo lote…