Starbucks® comemora a arte de fazer café e o talento dos baristas campeões

Leticia Alves, vencedora do Campeonato de Baristas da Starbucks Brasil, foi uma dos 11 baristas campeões da região da América Latina e Caribe que a empresa selecionou para viajar a Puebla, no México, para se preparar para suas novas funções. Os campeões deste ano visitaram a fazenda de café Pablo Aco, contaram suas histórias com a Starbucks e participaram de uma disputa final de latte art

A preparação da bebida perfeita na Starbucks envolve muito trabalho e os baristas da Starbucks sabem muito bem disso. Seja um café expresso, um latte, um cappuccino ou um flat White, todas as bebidas são feitas à mão por baristas apaixonados e orgulhosos em mostrar suas habilidades e tornar cada bebida uma experiência inesquecível.

No mês passado, 2.000 baristas da Starbucks em 16 países da América Latina e Caribe participaram de competições locais do Barista Championship da Starbucks, com a primeira fase ocorrendo nas próprias cafeterias, depois, dentro do estado e, por último, escolhendo os melhores do país. No final, 11 vencedores — representando os melhores — de Aruba, Argentina, Bahamas, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Chile, México, Peru e Porto Rico tiveram a oportunidade de mostrar sua paixão pela qualidade e pela arte de fazer café no 3º Barista Championship Experience, que este ano acontece em Puebla, no México.

“Os partners da Starbucks são os geradores da conexão humana, isso continua levando a experiência do café a um nível diferente. É inquestionável a paixão colocada em cada bebida”, enfatizou Ricardo Rico, vice-presidente e gerente geral da Starbucks América Latina e Caribe. “Temos jovens líderes contando com muito orgulho sua história e relação com o café para as pessoas — eles vão fazer a diferença dentro do próprio país, todos têm sonhos e estão muito entusiasmados com a chance de torná-los realidade”.

O evento de uma semana celebrou os campeões, ao mesmo tempo inspirando e preparando-os para serem líderes em conexão com clientes e no artesanato do café nas lojas em que trabalham. Os campeões também tiveram a oportunidade de vivenciar em primeira mão toda a jornada do café, desde o plantio de um cafeeiro na fazenda de café Pablo Aco até o aperfeiçoamento de suas habilidades como baristas apresentando latte art.

“Tenho muito orgulho do grupo do Barista Championship de 2017. Todos os dias, mostramos nosso amor e nossa paixão com nossos clientes, e isso derruba qualquer barreira”, disse Samady Medina, gerente consultora de operações sênior da Starbucks América Latina e Caribe, que liderou a visita dos baristas campeões de 2017 a Puebla. “Se eu pudesse descrever o Barista Championship Experience de 2017 em uma palavra, seria família: é incrível ver o que a Starbucks, sua cultura e o café significam para cada um deles”.

Além de participar de conversas sobre café e conhecer melhor outros países, um dos principais destaques dessa experiência foi a competição regional final do Barista Championship, com Giselle Dominguez de Porto Rico, ficando em primeiro lugar como a campeã dos Baristas de 2017.

Quando perguntada sobre o que significa para ela ganhar o campeonato, ela disse: “Essa experiência confirmou que o café é um grande canal de relações humanas sinceras com as pessoas, independentemente de onde elas vêm. Participar do Barista Championship Experience e ter a oportunidade de vir para o México me tornou uma pessoa mais humilde e melhor, e reforçou o amor pelo que faço”, disse Domingues. “Vencer o campeonato me deu uma chance de demonstrar o amor que coloco em cada bebida e que toda bebida feita com o máximo de dedicação conta uma história para todas as pessoas que vêm à Starbucks”.

Conheça os baristas campeões de 2017 da Starbucks América Latina e Caribe

Nossa vencedora do Barista Championship da América Latina e Caribe de 2017, Giselle Dominguez, Coffee Master, supervisora de turno, partner há 3 anos em Porto Rico. Giselle planeja voltar a Porto Rico e contar como foi sua experiência em Puebla a partners e clientes — seu compromisso é motivar seus colegas de trabalho a continuar melhorando, não apenas como partners, mas como pessoas.
Argentina: Caterina Lujan, Coffee Master, supervisora de turno, partner há 2 anos

A bebida favorita de Caterina é o Espresso Lungo Macchiato, ela foi a barista campeã em dois anos seguidos (2016 e 2017), representando a Argentina.

Aruba & Curaçao: Shamiris Ascanio, supervisora de turno, partner há 2 anos

Shamaris se sente orgulhosa quando seu latte art deixa os clientes maravilhados. Ela gosta de começar seu dia com um mocha branco grande.

Bahamas: Tariq Cartwright, Coffee Master, supervisor de turno, partner há pouco mais de 1 ano e meio

Tariq é Coffee Master (uma distinção que pode ser reconhecida pelo avental preto que a empresa dá aos partners que concluem o rigoroso treinamento de Mestre em Café) gosta de começar o dia com 6 doses de ristretto com gelo e 4 colheres de açúcar demerara.

Bolívia: Alex Padron, Coffee Master, barista, partner há 2 anos

Alex realiza dois eventos de degustação de café diferentes todo dia e é um Coffee Master certificado.

Brasil: Leticia Alves, supervisora de turno, partner há 2 anos

Leticia é inspirada por pessoas que querem inspirar outras. Depois de voltar para casa no Brasil, ela quer compartilhar seu conhecimento para motivar outros partners e ajudá-los a ter sucesso. Para ela, esse é um sonho que se tornou realidade.

América Central (Costa Rica): Alejandra Güell, supervisora de turno, partner há 3 anos

Alejandra, uma Coffee Master, foi selecionada para a equipe dos melhores de todos os tempos para abrir o novo mercado do Panamá. Ela respira café — quando está em casa, gosta de beber dois cafés pequenos na prensa francesa enquanto faz a limpeza ou escreve, quando está no trabalho, ela bebe um expresso curto torrado, 4 doses de expresso e duas colheres de açúcar mascavo para começar o dia de trabalho.

Chile: Joan Ramirez, barista, partner há 1 ano

Joan começa seu dia com um mocha branco com Guatemala Antigua antes de começar o seu turno. Na verdade, na final do Barista Championship, ela teve que fazer uma degustação com Guatemala Antigua — e considera este café o seu amuleto.

México: Sandra Vazquez, Coffee Master, supervisora de turno, partner há 2 anos

Sandra Vazquez treinou para o campeonato com Roberto Serratos, o barista campeão de 2016. Seu compromisso é inspirar os outros com experiências, além de fazer bebidas perfeitas para criar momentos especiais.

Colômbia: Yonatan Carrillo, supervisor de turno, partner há 2 anos

Yonatan foi um dos membros da delegação que treinou a equipe de baristas, ele abriu a primeira loja da Starbucks em Medellín, na região cafeeira da Colômbia, e agora é o supervisor da unidade.

Peru: Treysi Lozano, Coffee Master, barista, partner há 3 anos

Para Treysi, o mais importante da Starbucks é a oportunidade de aprender mais sobre o café e criar amizades duradouras e conexões enriquecedoras com outros partners e clientes.

Sobre o Barista Championship Experience da Starbucks:

O programa Barista Championship foi criado para celebrar o orgulho e a paixão dos nossos partners pela profissão de barista. Para ser coroado barista campeão na Starbucks, o partner deve ter vasto conhecimento sobre café, habilidades artísticas com bebidas e muita criatividade. Os baristas campeões se prepararam para suas novas funções aprendendo métodos inovadores de produção de café, desenvolvendo suas habilidades na latte art e experimentando diferentes tipos de cafés ao redor do mundo. Ser um barista campeão envolve assumir a responsabilidade de ensinar sobre café a outros partners e clientes por um ano e atuar como mentor do grupo de campeões do ano seguinte.

Carregar mais Gastronomia

Deixe uma resposta

Veja também

Abbraccio Cucina Italiana traz leveza e sabor para a primavera

Com culinária moderna, restaurante oferece delícias que têm tudo a ver com o clima da esta…