Dia da Cerveja é comemorado com promoções em lojas online

Sim, o Dia da Cerveja existe. E, no Brasil, dá até para comemorar em dobro.

O Dia Internacional da Cerveja, comemorado na primeira sexta-feira de agosto, é inspirada em uma brincadeira de quatro amigos nos Estados Unidos, em 2007, em uma mesa de bar. Os amigos Avshalomov, Evan Hamilton, Aaron Araki e Richard Hernandez acreditavam que a bebida alcoólica mais antiga e popular do mundo – a primeira cerveja surgiu acidentalmente há mais de 9 mil anos – era merecedora de uma data comemorativa e, em 2008, concretizaram a ideia promovendo a data pela primeira vez e ganhando muitos seguidores pelo mundo. Atualmente, pessoas em mais de 50 países celebram o dia para que este se repita ano após ano e os copos de bar estejam sempre cheios a brindar e ter histórias para contar.

O Brasil é um dos países onde a data é “bebemorada” pelos inúmeros amantes da cerveja, sela ela nacional, importada ou artesanal. O dia de hoje se une ao Dia da Cerveja Brasileira, em 5 de julho, outra data de destaque de um setor que cresce 5% ao ano, respondendo por 1,6% do PIB nacional e 14% da indústria de transformação brasileira.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja, com 14 bilhões de litros/ano, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, conforme pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (Cerv Brasil) com dados de 2014. Por outro lado, somos apenas o décimo quinto maior consumidor da bebida, com 62 litros por habitante, conforme dados de 2011 divulgados pela Bath-hass Group após mensurar o consumo da bebida em 40 países. O público consumidor em terras tupiniquins ainda é predominantemente masculino e as mulheres correspondem a um terço do total de apreciadores de cerveja, em especial aquelas que estão na faixa etária de 30 a 50 anos segundo levantamento da Latin Panel também de 2011.

Os apreciadores da terceira bebida mais consumida no planeta – atrás apenas da água e do chá – contam com promoções em bares, restaurantes, supermercados e, principalmente, lojas online especializadas em cervejas e outras bebidas, como estratégia para captar parte das compras para o Dia dos Pais.

“O crescimento do mercado consumidor de cerveja no Brasil permitiu o surgimento de lojas online especializadas em venda de cervejas de todos os tipos, origens e composições para atender e se comunicar com um público exigente e fiel”, conta Thiago Rodrigo Alves Carneiro, sócio-proprietário do marketplace A vida é feita de Desconto, que têm mais de vinte lojas virtuais de cervejas e bebidas listadas com cupons de desconto e promoções no site e criou uma página especial de cupons de desconto para o Dia da Cerveja.

A Emporio.com, principal referência do ramo no e-commerce brasileiro e uma iniciativa da Ambev, tem promoções e brindes para o Dia da Cerveja, em especial nos rótulos da maior produtora da bebida do país, onde o consumidor pode comprar sem sair de casa por até metade do preço.

Diversas outras lojas virtuais de bebidas também fizeram campanhas específicas para a data, seja em rótulos de cervejas, seja em clubes de assinatura que começam a proliferar prometendo rótulos exclusivos por uma quantia mensal e desconto em compras do dia a dia na respectiva loja que promove cada clube.

“O e-commerce de cervejas no Brasil é um mercado em amadurecimento, com a necessidade de atrair novos usuários com promoções recorrentes, um ou dois players destacados e lojas buscando espaço em produtos de nicho, o que favorece o consumidor atento à variedade de rótulos e a preços mais baixos”, analisa Carneiro.

Artigo original publicado em thiagorodrigo.com.br/artigo/dia-da-cerveja-e-comemorado-com-cupons-e-promocoes-online/

Carregar mais Cultura Cervejeira

Deixe uma resposta

Veja também

5 opções de pratos especiais para o dia da semana em São Paulo

MiCi Restaurante Moqueca de Pirarucu  (R$98), servida exclusivamente aos sábados. Acompanh…